Esse site utiliza cookies para uma melhor navegação. Você permanecendo no site aceita os termos.

Ocepar realiza prestação de contas nesta sexta-feira (24/04)

27/04/2020 08:00


Pela primeira vez em 49 anos de história, a Assembleia Geral Ordinária (AGO) do Sistema Ocepar foi realizada em um formato diferente. Em função da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a AGO foi conduzida nesta sexta-feira (24/04) de  forma presencial, em obediência ao disposto no artigo 4 do Estatuto Social, que determina a obrigatoriedade de quórum mínimo para a AGO, e acessada por representantes de cooperativas de forma remota, por videoconferência, em atenção ao disposto no Decreto nº 4.230, de 16 de março de 2020, do Governador do Estado do Paraná, que estabelece medidas de segurança para prevenção da Covid-19.

Participantes - Participaram 18 dirigentes de forma presencial, no auditório do Sistema Ocepar, e 70 de forma remota pela ferramenta Teams, da Microsoft. Além desses, outros 455 cooperativistas acompanham a AGO pela TV Paraná Cooperativo, no Youtube, totalizando 543 participações. “Esta é a primeira Assembleia de uma unidade estadual do Sistema OCB realizada nesse formato. Além de cooperativistas do Paraná e da OCB, entre os quais, o presidente da entidade, Márcio Lopes de Freitas, tivemos representantes de 11 estados que acompanharam de forma remota”, comentou o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, referindo-se aos cooperativistas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do sul, Pernambuco, Goiás, Ceará, Tocantins e Brasília. “Recebemos diversas manifestações parabenizando nossa iniciativa de promover a AGO de forma virtual e presencial”, afirmou Ricken.

Segurança - “Tomamos todas as precauções necessárias para que a presença dos diretores no auditório do Sistema Ocepar ocorresse dentro das recomendações das autoridades de saúde, respeitando o distanciamento entre os presentes e com distribuição de máscaras de proteção e álcool gel”, explicou o dirigente. “Já o apoio técnico dos profissionais da Ocepar, Fecoopar e Sescoop/PR, ocorreram de forma remota, sem a necessidade de suas presenças no auditório”, completou.

Transparência - Ao abrir os trabalhos, Ricken esclareceu que a realização concomitantemente das assembleias da Ocepar e Fecoopar, bem como a apresentação dos resultados do Sescoop/PR, têm o objetivo de dar máxima publicidade e transparência para as ações das três entidades. Ele lembrou que a prestação de contas referente ao ano passado iniciou antes da AGO desta sexta-feira. “Promovemos uma rodada de pré-assembleias, de 4 a 10 de março, em que reunimos 270 lideranças de 58 cooperativas paranaenses. Somando os participantes de hoje, presenciais e remotos, conseguimos falar sobre o que foi feito no ano passado para mais de 800 cooperativistas. Nunca tivemos essa expressão em termos de participação na prestação de contas”, destaca.

Cooperativismo - A programação da Assembleia contemplou a apresentação de um vídeo que relata as atividades do Sistema Ocepar em 2019 e, ainda, destaca a importância do cooperativismo para desenvolvimento do Paraná. Em 2019, as 216 cooperativas registradas do Sistema Ocepar atingiram R$ 87,6 bilhões em faturamento, um crescimento nominal de 4,7% em relação ao ano anterior.  “O setor recebe 60% de toda a produção agropecuária do estado e responde por 18% do PIB estadual”, pontuou o presidente do Sistema Ocepar. Alavancado pelo ramo crédito, o número de cooperados evoluiu 23,8% no ano, totalizando 2.184.722 cooperados, enquanto a geração de empregos diretos foi 6,2% maior que 2018, totalizando 107.588 funcionários. “A cooperativas paranaenses recolheram aos cofres públicos R$ 2,6 bilhões em impostos em 2019.  Este montante é uma das muitas contribuições que o cooperativismo oferece à sociedade”, afirmou Ricken.

 

Aprovação - Na sequência, houve a apresentação das Demonstrações Contábeis e a leitura dos pareceres dos Conselhos Fiscal e das Auditorias Interna e Externa.  Em relação a 2020, Ricken lembrou que, em função da pandemia do coronavirus, alguns pontos do planejamento terão que passar por revisão. “Tínhamos um bom planejamento, mas o cenário mudou e precisamos nos adequar”, comentou o dirigente, antes de passar a palavra para os superintendentes Robson Mafioletti (Ocepar), Nelson Costa (Fecoopar) e Leonardo Boesche (Sescoop/PR), para apresentação das propostas orçamentárias e do Plano de Ação para 2020. Tanto a prestação de contas de 2019 quanto as propostas e plano de ação para 2020 foram aprovadas por unanimidade.

Eleição - Durante a AGO também foi realizada a eleição do Conselho Fiscal da Ocepar para o quadriênio 2020/24 e do novo membro da diretoria, em substituição a Jefferson Nogaroli (Sicoob Unicoob) que neste ano deixou a diretoria. Para a função, foi eleito Wilson Geraldo Cavina, também do Sicoob Central Unicoob. Já para compor o Conselho Fiscal eleitos como efeitos: Popke Ferdinand Van der Vinne (Sicredi Campos Gerais), Lauro Soethe (Lar), Wemilda Marta Fregonese (Unimed Francisco Beltrão). Como suplementes, foram eleitos: Cavalini Carvalho (Coagru), Valdenir Romani (Nova Produtiva), Paulo P. de Oliveira Filho (Coprossel).

Agradecimento - Ao encerrar a AGO, o presidente José Roberto Ricken agradeceu os diretores da Ocepar, Fecoopar, Conselheiros do Sescoop, os coordenadores dos Núcleos Cooperativos e presidentes dos Sincoopares; Conselheiros Fiscais, bem como a equipe interna e todos os demais cooperativistas pelo apoio às ações do Sistema Ocepar.


Clique aqui e confira o vídeo das atividades da Ocepar, Sescoop/PR e Fecoopar

Clique aqui e confira o Relatório de Atividades e Prestação de Contas do exercício social de 2019