Esse site utiliza cookies para uma melhor navegação. Você permanecendo no site aceita os termos.

História


HISTÓRIA DA COPROSSEL  (atualizado em março/2021)

A COPROSSEL foi fundada no dia 11/09/1991, com 20 sócios fundadores, dando início ás suas atividades na mesma data. Na época eram seis funcionários, tendo como primeiro presidente o Sr. Paulo Pinto de Oliveira Filho.

Apenas em 1998 houve a admissão de novos associados, proporcionando aumento no recebimento de grãos e fornecimento de insumos, desenvolvendo assim, nossas estruturas de recebimento, beneficiamento e Recursos Humanos na época.

A cooperativa COPROSSEL ao longo dos anos tornou-se essencial ao desenvolvimento da agricultura regional. Além de atender seu quadro social com assistência técnica, fornecimento de insumos e comercialização da produção a cooperativa desenvolve a difusão de tecnologia nas culturas da soja, feijão, trigo e triticale em parceria com a EMBRAPA- Soja, EMBRAPA - trigo, Fundação Meridional, Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR), Brasmax, Biotrigo e outros. O objetivo é difundir entre agricultores as novas cultivares, bem como sua adaptação e manejo. Os parceiros produzem a semente básica que é adquirida pela COPROSSEL. A cooperativa fornece aos produtores as sementes que são plantadas pela primeira vez para serem multiplicadas. Essa semente passa a ser vendida em grande escala para os produtores não só da região, mas de outros estados vizinhos.

A COPROSSEL é uma das mantenedoras da Fundação Meridional de apoio à pesquisa Agropecuária que atua na área de pesquisa de sementes e licenciamento juntamente com a EMBRAPA e IDR-PR. As sementes são produzidas dentro de rígidos critérios técnicos e agronômicos, e são utilizadas no Paraná e em outros estados. Esta atividade traz um ganho adicional tanto para os associados como para a cooperativa, uma vez que agrega maior valor aos produtos primários colhidos pelos associados.

Em 2014 a COPROSSEL iniciou sua industrialização de trigo com um moinho cuja farinha chama-se TRIGOSEL, que se tornou um marco na história da cooperativa. Com apoio técnico e qualidade das sementes, incentivamos nossos associados no plantio de trigo nas culturas de inverno e, neste rumo, desenvolvemos uma forma de beneficiar o produtor local e a região com uma linha completa de produtos da farinha (tipo 1 especial, industrial, tipo 2 comum, pré mistura, farinha de cola, gérmen de trigo, farelo de trigo e farinha integral). O moinho de farinha de trigo TRIGOSEL foi modernizado em 2019 e tem capacidade atual de moer aproximadamente 30 mil toneladas de trigo por ano, fornecendo seu produto final para o mercado regional e indústrias de panificação em vários estados.

Em 2019 a cooperativa inaugurou uma ampla e moderna UBS – Unidade de Beneficiamento de Sementes com capacidade de produzir, anualmente, aproximadamente 200 mil sacas de semente de soja, 120 mil sacas de semente de trigo e 25 mil sacas de semente de feijão.

No ano seguinte (2020) a COPROSSEL iniciou a instalação de uma das maiores usinas fotovoltaica que será inaugurada no primeiro trimestre de 2021 e irá gerar energia suficiente para atender a demanda de toda UBS (1.176 módulos de 390 Wp, gerando 54.864,25 kWh anualmente)

Atualmente, a capacidade instalada de armazenamento, de grãos, é de 103 mil toneladas, distribuídas em unidades de Laranjeiras do Sul, Rio bonito do Iguaçu, Nova Laranjeiras, Virmond e Porto Barreiro.

Porém, em 2021 essa capacidade instalada irá aumentar pois foi iniciada a construção de uma nova e moderna unidade de grãos e insumos em Virmond-PR cuja capacidade de armazenamento de grãos será de 13.800 toneladas.