Esse site utiliza cookies para uma melhor navegação. Você permanecendo no site aceita os termos.

Reconhecimento – 04/07 dia Internacional do Cooperativismo

05/07/2020 00:54
Cooperativa Coprossel conta atualmente com 1062 cooperados, 253 colaboradores e nesse primeiro semestre de 2020 o faturamento superou a casa dos R$200 milhões

 

A Aliança Internacional do Cooperativismo definiu como sendo o dia 4 de julho o dia internacional do cooperativismo. A data serve para as cooperativas comemorarem seus feitos e ações do cooperativismo que vem crescendo dia a dia no Brasil e no mundo. Para o presidente da cooperativa de produtores de sementes Coprossel, Paulo Pinto de Oliveira Filho, nesse momento especial, a cooperação tem demonstrado a população que ainda não conhece do cooperativismo a importância e o que vem sendo feito. Em nenhum momento foi falado em desabastecimento no Estado do Paraná e mesmo no Brasil. “Isso tem muito a ver com o cooperativismo, principalmente o cooperativismo de produção agropecuária, que vem colocando alimentos nos mercados à disposição de toda a população. Independente das dificuldades que vem passando é o momento de comemorarmos e mostrar à população a importância do cooperativismo”, diz.

Cooperativismo Paranaense

 Conforme Paulo, no Paraná temos o exemplo de cooperativismo que é extremamente forte e importante à economia. “No Paraná temos mais de 210 cooperativas e essas cooperativas principalmente do agro são as que vem possibilitando a produção de alimentos. Temos mais de 2 milhões de cooperados no Estado, 110 mil empregos diretos. Então são as cooperativas que estão fazendo as coisas acontecerem. O agro não para”, destaca o presidente.

Consolidação da Coprossel

 Na região da Cantu, a importância da cooperativa Coprossel é latente. “Hoje somos 1062 cooperados, 253 colaboradores e nesse primeiro semestre de 2020, com todos os desafios propostos já temos um faturamento de R$ 200 milhões. Essa riqueza gerada foi colocada comércio local, à disposição dos nossos produtores. Isso é um impulso na economia da nossa região”, aponta Paulo Pinto. Conforme o presidente, a Coprossel tem uma grande atuação também no Desenvolvimento Social. Há uma preocupação constante com os cooperados, colaboradores e comunidade. “Constantemente estamos investindo nas pessoas através de capacitações tanto com os nossos cooperados como nossos colaboradores. A geração de conhecimento também é muito valorizada por nós”.

Hoje a Coprossel é referência nacional, na comercialização de produtos agropecuários, assistência técnica especializada, produção de sementes de alta germinação e vigor, beneficiamento de trigo e comercialização de farinha que leva a marca Trigosel para além das fronteiras.

Temos várias ações permanentes que ajudam entidades socioassistenciais da região. Uma delas é a Campanha da Solidariedade. A cooperativa recebe as doações em produtos, faz a conversão em dinheiro e repassa da Casa de Repouso São Francisco Xavier. Também temos a Campanha do agasalho de aquece as pessoas que mais precisam e tem foco com o dia C.

Visão e Missão a ser desenvolvida

Mesmos com as dificuldades acometendo o mundo todo, a cooperativa nunca deixou de investir e acreditar. Tem feito um esforço bastante grande e atendido as necessidades da região em gerar desenvolvimento. “Estamos terminando a construção do nosso laboratório e escritório no Moinho Coprossel. Em breve teremos a construção da fábrica de ração e da nova Unidade no município de Virmond. Temos ainda a construção da usina fotovoltaica para nossa Unidade de Beneficiamento de Sementes, que vai produzir energia suficiente para abastecer a UBS, que é referência em investimento e tecnologia”, adianta Paulo Pinto.

MENSAGEM DO PRESIDENTE AOS COOPERADOS

*Paulo Pinto de Oliveira Filho – Presidente da Cooperativa de Produtores de Sementes Coprossel

Temos muito que agradecer os cooperados pela compreensão e apoio. Ressalto a importância fundamental de cada um. O cooperativismo só é forte graças à união de todos os cooperados. Temos muito que comemorar nesse dia tão importante que é o dia do Cooperativismo. Então parabéns a todos os nossos produtores. Fazemos um agradecimento especial por estarem produzindo alimentos para não só o Brasil, mas o mundo. O Brasil tem um papel fundamental no abastecimento do mundial e isso tem a ver com os nossos produtores rurais. É por isso que continuamos produzindo cada vez mais, gerando qualidade de vida. Vocês são os principais agentes para que a gente supere os desafios atuais o mais rápido possível. O agronegócio e as cooperativas serão as principais ferramentas para alavancar a retomada do crescimento geração de riqueza e desenvolvimento regional que tanto precisamos.

 

Parabéns Cooperados, Parabéns Coprossel !!!