Um grupo de 13 presidentes de cooperativas do Paraná – incluindo o presidente da COPROSSEL, Paulo Pinto de Oliveira Filho – está no Leste Europeu, com o propósito de participar da etapa internacional da Missão Prospectiva de Boas Práticas e Oportunidades Comerciais em diferentes países da região. Eles estão acompanhados dos assessores Gilson Martins, da Ocepar, e João Marcos Silva Martins, da OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), e vão ficar lá até o dia 15 de outubro.
No roteiro, iniciado no dia 5, estão países onde o cooperativismo tem desempenhado um papel importante no desenvolvimento agrícola, incluindo a Polônia, Hungria, Eslovênia, Croácia e Rússia. O objetivo é fazer um intercâmbio de experiências para identificar e replicar as ações bem sucedidas existentes no Leste Europeu, além de buscar oportunidades comerciais. A iniciativa faz parte do Programa de Desenvolvimento de Presidentes, criado pelo Sistema Ocepar em atendimento a uma demanda apresentada pelas lideranças do cooperativismo paranaense.
“Os novos tempos trazem muitos desafios e a necessidade constante de aprimorar conhecimentos técnicos que possam, ao lado da experiência, trazer maior assertividade aos líderes cooperativistas. Assim, nós elaboramos uma programação técnica qualificada em ferramentas de gestão, para contribuir com os líderes na difusão dos mais avançados conhecimentos de administração e economia”, afirma o presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski. “Além de cursos em parceria com instituições internacionais de ensino, como o realizado recentemente com a Babson, dos Estados Unidos, e a participação em eventos importantes, o programa contempla viagens de imersão a outros países para que nossos líderes possam conhecer outros modelos de cooperativismo em diversas partes do mundo e, ainda, prospectar novos negócios”, completa.
Um dos locais que eles já conheceram foi o Conselho Nacional de Cooperativas, que tem uma história de mais de 150 anos e reúne cerca de 10 mil cooperativas. Setor que fatura 25 bilhões de euros por ano, representa 10% do PIB do país, produz 75% do leite consumido e 30% das residências da Polônia foram construídas por cooperativas.
MISSÃO
Presidentes visitam a Croácia
Após passar pela Polônia, Hungria e Croácia, o grupo de 13 presidentes de cooperativas do Paraná que está em missão internacional pelo Leste Europeu visitou a Eslovênia nesta sexta-feira. Lá eles foram recebidos pela embaixadora do Brasil, Kátia Gilaberte, visitaram a Câmara da Agricultura e Silvicultura e Porto de Koper. As lideranças cooperativistas puderam conhecer um pouco mais sobre os principais aspectos econômicos e sociais do país que é extremamente desenvolvido. O país tem uma população aproximada de 2 milhões e um estratificação fundiária bem distribuída, apesar de ser montanhoso, onde as propriedades rurais possuem, em média, 7 hectares e com uma cobertura florestal total do país de apenas 5%. Existe uma política bem clara de manutenção dos produtores no campo, não só pela segurança alimentar, mas também para manter a herança cultural. O PIB per capita é 17 mil euros.