A frente fria que passou pelo Sudeste e provocou chuvas muito irregulares sobre a região e também sobre o Centro-oeste já se afasta para o Oceano e com isso, a terça-feira será um dia de poucas chances de chuvas em boa parte do Brasil. Com exceção apenas para possíveis pancadas de chuvas isoladas sobre Santa Catarina, leste do Paraná e de São Paulo e extremo sul de Minas Gerais. Com isso, as atividades de colheita do trigo, cana de açúcar e das hortaliças poderão prosseguir sem maiores transtornos, bem como a realização do plantio da soja, milho, feijão entre outras culturas. Contudo, como as chuvas que ocorrerão nesse último final de semana foi muito irregular ainda há locais onde os solos continuam apresentando níveis muito baixos de umidade, dificultando a realização do plantio, principalmente da soja. No Rio Grande do Sul, mesmo com um tempo mais firme, os solos continuam com muita umidade, o que dificulta a entrada das plantadeiras e desse modo, pouquíssimos são os produtores que estão conseguindo semear seus campos de arroz.
Mas a partir de amanhã uma nova frente fria irá avançar pelo Rio Grande do Sul onde irá provocar chuvas sobre todas as regiões do Estado, inviabilizando, novamente, qualquer tipo de atividade no campo. Levando a novos atrasos, tanto nos percentuais de áreas plantada quanto de colheita. E esse tempo chuvoso deverá persistir pelo menos até o final da semana. E esse padrão de tempo mais chuvoso deverá ser observado também sobre Santa Catarina e Paraná.
Já no Sudeste e Centro-oeste a semana será marcada pelo tempo firme e com possibilidades apenas para possíveis pancadas de chuvas muito isoladas, dificultando o pleno andamento do plantio da soja e demais culturas de verão, como milho e feijão. Levando a novos atrasos. Não há relatos de perdas de plantio ou até mesmo danos às lavouras já semeadas, mas é fato que esse padrão meteorológico irá levar a atrasos significativos no plantio, podendo atrasar a colheita e posterior plantio da segunda safra. As chuvas só deverão retornar a essas regiões do Brasil na semana que vem.
Na Bahia, Maranhão, Piauí e Tocantins, assim como no Pará e em Rondônia, a semana será também de tempo firme e sem previsões de chuvas generalizadas.