Esse site utiliza cookies para uma melhor navegação. Você permanecendo no site aceita os termos.

Sistema Ocepar realiza encontro virtual com a Coprossel

18/07/2020 11:05

Com a duração de mais de duas horas em cumprimento a uma agenda cheia, foi realizada, no final da manhã desta quinta-feira (16/07), a reunião institucional, a 35ª na modalidade virtual, entre o presidente José Roberto Ricken, os superintendentes Leonardo Boesche e Robson Mafioletti, respectivamente do Sescoop/PR e Ocepar, coordenadores e técnicos do Sistema Ocepar e diretores, conselheiros e funcionários da Cooperativa Coprossel, com sede em Laranjeiras do Sul, no sudoeste do Paraná. A equipe da entidade estadual foi recepcionada pelo presidente da cooperativa, Paulo Pinto de Oliveira Filho.

Relato – Ricken fez uma exposição das ações desenvolvidas pela entidade que, mesmo virtualmente, tem mantido a interlocução com diversas autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, tanto na esfera estadual como federal, com representantes de entidades do setor produtivo e, sobretudo, com diretores da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e das cooperativas estaduais, visando estabelecer estratégias que garantam a continuidade das atividades essenciais do cooperativismo, especialmente nos ramos agropecuário, crédito, saúde e transporte. “Ninguém esperava por um problema dessa proporção, com consequências dramáticas para todo o mundo”, avaliou.  

Oportunidades – O presidente do Sistema Ocepar ponderou que as cooperativas têm se mantido ativas, observando com muito critério as determinações das autoridades sanitárias para evitar a proliferação da Covid-19 em suas instalações. Segundo ele, o setor tem correspondido às expectativas quanto à garantia do abastecimento de alimentos. “E, como o mercado está demandando bem, especialmente o mercado mundial, sobretudo em relação à proteína animal, isso nos tem favorecido”, disse, ao acrescentar que é importante “trabalhar para vencer esse momento crítico, ao mesmo tempo em que nos preparamos para participarmos da retomada da economia, no pós-pandemia.”  

Mercado – Ricken frisou que boa parte da produção do agronegócio brasileiro se destina a atender a demanda mundial. “Segundo a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, uma safra agrícola do Brasil é suficiente para suprir o consumo interno por seis anos. Então, o raciocínio deve ser no sentido de que uma parte deve ser destinada ao mercado interno, outra para reforçar os nossos estoques e quatro partes da safra para exportamos, pois o mercado externo deve ser o nosso foco, do ponto de vista comercial.”

Evolução – O presidente da Coprossel, Paulo Pinto de Oliveira Filho, falou sobre a evolução da cooperativa, nesses 29 anos de atuação, em termos de aumento no número de cooperados e de faturamento, bem como da elevação do grau de profissionalização da organização, resultado da capacitação dos seus funcionários e cooperados. Citou ainda o investimento em industrialização, como a fábrica de ração para atender os produtores de leite. “Estamos indo no caminho certo da agroindustrialização, conforme planejado até 2022. E o resultado do investimento em capacitação pode ser verificado nos níveis de produção de nossos cooperados, que têm produtividade de seis toneladas de soja por hectare. E temos de agradecer à Ocepar e ao Sescoop/PR que sempre têm nos ajudado a melhorar o desempenho da nossa cooperativa”, finalizou.