Esse site utiliza cookies para uma melhor navegação. Você permanecendo no site aceita os termos.

Produtividade será 4% menor nas lavouras de milho do Oeste

22/03/2016 23:54
Deral estima uma queda de 2% na produção e rendimentos por hectare 4% menores do que na safra anterior

Os agricultores que decidiram investir na segunda safra de milho no Oeste do Paraná correram contra o tempo para não perder ainda mais. Isso porque a cultura teve parte de seu plantio fora do período ideal, cenário que ocorreu pelo atraso na colheita da soja e do milho de verão devido às chuvas acima da média, o que tende a prejudicar os resultados da região.

É o que aponta o boletim do Deral (Departamento de Economia Rural), vinculado à Seab (Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento), que estima uma queda de 2% na produção e rendimentos por hectare 4% menores do que na safra anterior.

A estimativa de produção entre os núcleos de Toledo e Cascavel, que envolvem 48 municípios, é de 4,66 milhões de toneladas de milho. Na colheita passada, os produtores rurais tiveram resultados um pouco melhores, atingindo a marca de 4.753.549 toneladas do grão. Apesar da redução, o Oeste é o principal produtor no Estado, seguido pela região Norte, que deve colher aproximadamente 4,37 milhões de toneladas.

No entanto, a região é, junto com o Noroeste do Paraná, a que mais pode perder em relação aos rendimentos por hectare. De acordo com o Deral, a expectativa é de 6.369 quilos por hectare ante os 6.644 registrados na safra anterior.