Esse site utiliza cookies para uma melhor navegação. Você permanecendo no site aceita os termos.

Acompanhamento técnico da Coprossel da excelentes resultados

14/08/2020 07:34
Mesmo com período de falta de chuvas, produtividade atende expectativas de produtores de milho em Virmond - PR

 

De acordo com o último relatório geral do Departamento de Economia Rural (DERAL)  publicado na sexta-feira (07/08) dos 16.200 hectares plantados nesta safra de milho (safrinha Regional) cerca de 37% das áreas foram colhidas. A estimativa de produção permanece em 11,5 milhões de toneladas.  Segundo o economista Edson Gonçalves de Oliveira, da Regional do DERAL de Laranjeiras do Sul,  os trabalhos estão um pouco atrasados em relação à safra passada.  “Quanto à produtividade estamos tendo uma variabilidade muito grande. Esse ano a estiagem afetou parte das áreas. Especialmente região de Guaraniaçu com produtividades de apenas 120 sacos por alqueires. Mas de forma geral tem surpreendido positivamente, temos relatos de produção acima de  300 sacas  por alqueires”. Esperávamos uma quebra de 35% esse ano, devido a estiagem, mas e esse cenário pode ser diferente com o andar da colheita declarou Edson.

Ponto de vista do Produtor Rural

O produtor rural Eloir Oleinik, que trabalha em parceria seu irmão Cleverson Oleinik da comunidade campo das Crianças município de Virmond, avalia que vem obtendo excelentes resultados na safrinha de milho. “Com o apoio do departamento técnico da Coprossel conseguimos um ótimo resultado, mesmo com alguns problemas climáticos em meados de Fevereiro e começo de Março.

Produtividade

Com a recomendação do milho Agroceres AG 9050 e acompanhamento dos nossos técnicos da Unidade da Coprossel aqui de Virmond, Leandro Kominek e  Odair Pilarski conseguimos uma produtividade de  349 sacas por alqueire nessa safrinha. Ano passado que não falou chuva conseguimos 389 sacas por alqueire.

Estamos muito contente com o resultado,  gradecemos a Coprossel  que sempre está ao lado do produtor rural,  incentivando a cultivar a terra, buscando tecnologias e com cuidado com o  solo. Também agradeço o apoio do representante da Ubyfol na região, o agrônomo Renê Jose dos Santos, que tem sido muito importante para nós na recomendação de adubação foliar, com atenção na aplicação dos produtos recomendados que deram bons resultados.” O conhecimento que recebo do departamento técnico da Coprossel, sempre repasso a outros produtores, para que eles também possam usufruir do que há de melhor, declarou Eloir Oleinik – Produtor rural – Campo das Crianças – Virmond PR.

Departamento técnico atuante

Para o técnico Leandro Kominek, que dá assistência aos produtores Eloir e Cleverson Oleinik , a produtividade alcançada mesmo em período de falta de chuva, foi muito boa. “ Nós do departamento técnico da Coprossel estamos capacitados para melhor atender  os cooperados, desde o preparo do solo com correção necessária  e agricultura precisão, na escolha do melhor material que se adapta na propriedade na nossa região, no bom manejo contra pragas e doenças” . Essa parceria entre departamento técnico e cooperado possibilita em alcançar boas produtividades, finalizou Leandro.