Esse site utiliza cookies para uma melhor navegação. Você permanecendo no site aceita os termos.

Adilson Palaoro e Juliano Jurisch são os vencedores do Desafio Soja 200 + da Coprossel

20/08/2020 10:21
Foram 46 produtores participantes em 43 áreas colhidas. Produtividade superou as expectativas e ressaltou as técnicas de produção que estão dando certo na região

Na noite da terça-feira (18/08) em formato de Live, A Cooperativa dos Produtores de Sementes Coprossel divulgou os resultados do Desafio Soja 200 +  Coprossel,  safra 2019/2020. Essa foi a 7ª edição do evento que nesse ano foi apresentado nas redes sociais devido à prevenção a Covid – 19. O programa Desafio Soja 200 + da Coprossel tem proporcionado aos produtores  grandes ganhos de produtividade a cada ano safra. O conhecimento das técnicas e operações culturais que comprovadamente resultam em ganho na produção e que dão certo na região fazem parte do programa.

 

Acesse a Live Completa pelo YouTube - Clique Aqui  

Acesse a Live Completa pelo Facebook - Clique a Aqui

 

Adilson Palaoro - Campeão do Desafio Soja 200 + safra 2019/2020 

A edição 2019/2020 alcançou a marca histórica do desafio de 263,55 sacas por alqueire, produção essa que deu a família Palaoro o título de campeã do programa.  Adilson e a família Palaoro, da Comunidade Guarani do Cristo Rei, já haviam conquistado o título de campeões na 4ª edição com produção de 236,37, e 5ª edição com  produção de 241,18 sacas por alqueire. Para Adilson um dos fatores que auxiliaram para esse resultado foi que, ao longo do tempo vem se construindo um perfil de solo , com  calcário, descompactação e acompanhamento. “ As variedades atuais vem com alta produtividade e tecnologia avançada. Mas acima de tudo essa área já vem sendo trabalhada a 07 anos.  “Onde você tem uma cultura bem tratada, bem cuidada como manejo bem feito a diferença na produtividade vem.”  Nosso objetivo é melhorar a média final de nossa lavoura e  com concurso a gente vem tentando aplicar  para todas as áreas.  É uma satisfação muito grande finalizou Adilson.

 

Assessor técnico do Campeão – Euderjan Pagliari – Unidade Porto Barreiro

Para o assessor técnico Euderjan Pagliari , que dá assistência a propriedade a mais de 10 anos, o ponto de destaque do sucesso na produção é o planejamento. “ É  uma família que vem sempre trabalhando com o planejamento de cultura. Desde do manejo de solo construção de perfil, formação de palhada, análise solo,  trabalhando numa forma equilibrada com adubação e nutrição vegetal. Também  a questão de manejo de pragas e doenças de forma preventiva nas aplicações , pois é  melhor prevenir a doença do que curá-la”. “Contudo a família vem trabalhando sempre com um planejamento e tem colhido bons resultados”.

 

Juliano Jurisch - Vice campeão do Desafio Soja 200 + safra 2019/2020

O Vice campeão da 7ª edição,  foi Juliano Jurisch  que é morador em  Rio Bonito do Iguaçu, na Linha Gaúcha e teve uma produção de 254,6 sacas por alqueire com a Cultivar BMX ZEUS. Juliano relata que sempre trabalhou na agricultura ajudando seu pai. “ Depois que ele faleceu eu que tomei a frente dos negócios com ajuda da minha família.  Atualmente produzindo soja, milho, feijão e trigo. Na safra passada já  plantei a cultivar Zeus e foi feito acompanhamento pelo agrônomo Roberto fazendo as recomendações necessárias. Tento fazer caprichado na minhas lavouras, sempre no tempo certo e obtendo uma assistência técnica dos agrônomos da Coprossel”.  É  uma satisfação enorme poder participar dos 200 +,  é uma competição que todos os cooperados podem  participar . Nós vamos aprendendo sempre com as técnicas e recursos existentes melhorando a nossa produtividade  declarou Juliano.

 

Assessor técnico do vice-campeão   – Roberto Bortolini – Unidade Coprossel Rio Bonito do Iguaçu

O agrônomo Roberto Bortolini ressaltou todo o cuidado e capricho aplicado para alcançar altas produtividades. “ Sabemos  que na propriedade na correria do dia a dia,  realizar um trabalho e todo o acompanhamento exige bastante. Mas todos os participantes estão de parabéns, e os resultados estão aí”. Espero que mais produtores se interessem  em tenham vontade de participar e nos ajudem a melhorar ainda mais essas produtividades que estamos alcançando,  declarou Roberto.

 

DETEC – Departamento técnico da Coprossel

O coordenador do Desafio Soja 200 + , engenheiro agrônomo Marcio Dulnik relata que Desafio Soja 200 + surgiu da necessidade de aumentar a produtividade média dos cooperados,  não só na soja como também nas outras culturas. Através do uso correto dos insumos e serviços prestados pela cooperativa juntamente com novas tecnologias e de todas as variáveis relacionadas a essas culturas. Essas 33 perações que são fruto da contribuição do departamento técnico e dos cooperados, em torno de 40% dessas  não tem custo para o produtor. “ É a maneira que você trabalha dentro da propriedade que vai  dar esse menor custo e tendo  menor custo dentro da lavoura , tem uma maior sobra de dinheiro no bolso do Produtor ressaltou Dulnik.

O Engenheiro agrônomo Marcionei C. Coelho , responsável pelo setor de insumos da Coprossel relatou que é grande a contribuição do Desafio Soja 200 + no aumento dos índices de produtividades em todas as áreas participantes e na região. “Do ponto de vista do produtor rural existe muita satisfação em colher altas produtividades, e isso nos motiva a buscar  melhorarias e assim buscando novos tetos de produtividade”. Outro fato importante é quanto a credibilidade do programa, com regras claras, e ao longo desses sete anos tem se aprimorado, declarou Marcionei.  

 

Regras do Programa

  • Produtor deve ser cooperado;
  • Plantar sementes produzidas pelo portfólio da coprossel;
  • Área deve ser em um talhão continuo no mínimo de 3 hectares ;
  • Pode escrever mais de uma área, mas com cultivares diferentes;
  • Ficha de aceite assinada pelo produtor.

Regras para colheita

  • Ficha de colheita;
  • Medir a área com dois GPS e registro com foto;
  • Fotografar a carroceria do caminhão;
  • Fotografar a bazuca;
  • Fotografar o depósito da colheitadeira;
  • Acionar a descarga e a trilha antes da colheita;
  • Coletar uma amostra dos grãos;
  • Fotos são todas as coisas compartilhadas dentro do grupo da do departamento técnico.

 

O Presidente da Coprossel Paulo Pinto de Oliveira Filho parabenizou todos os envolvidos no sucesso da 7ª Edição do Desafio Soja 200 +. “É um programa que tem obtido resultados fantásticos. Os produtores tomam por base os resultados dos seus vizinhos e assim vão implantando sua produção. Os envolvidos no concurso desenvolvem o trabalho com maior carinho com esmero para fazer a coisa bem feita e para ter o melhor resultado. Isso serve de escola para todos os demais produtores e assim ter também condições de  ganhos relevantes”.  Paulo Pinto de Oliveira Filho que também preside a Associação Paranaense de Sementes e Mudas (APASEM) ressaltou  quanto a questão da semente de  qualidade. “    É extremamente importante porque todo o investimento que fazemos inicia com a semente de qualidade, adequada para nossa realidade”.  

Estão todos de parabéns, o departamento técnico por ter realizado essa sétima edição, se reinventando sempre,  os parceiros da Coprossel que  nos ajudam nesta missão de produzir mais com menos, e a todos os cooperados que participaram do Desafio Soja 200 + , finalizou.

 

 

Destaques Dos municípios

Porto Barreiro 

Cultivar: BMX ZEUS

Produção: 251,75 Sc/Alq

Consultor: Euderjan Pagliari

Cooperado: Diogo Schuster Cecatto

 

Laranjeiras do Sul

Cultivar:  BMX ZEUS

Produção: 251,70 Sc/Alq

Consultor: Jeferson Lopes

Cooperado: Nelson Lima

 

Rio Bonito do Iguaçu

Cultivar:  BMX ZEUS

Produção:  241 ,97 Sc/Alq

Consultor: Roberto C. Bortolini

Cooperado:  Vilson Scopel

 

Virmond

Cultivar:  BMX ZEUS

Produção:  237,35 Sc/Alq

Consultor: Odair Pilarski

Cooperado:  Ambrosio Burei

 

Nova Laranjeiras

Cultivar:  BMX ZEUS

Produção:  234,79 Sc/Alq

Consultor: Douglas de Quevedo

Cooperado:  Marcos Paulo Bottega

 

Marquinho 

Cultivar:  BS 2606

Produção:   219,85 Sc/Alq

Consultor: Jeferson Lopes

Cooperado:  Paulo Stunder

 

 

Histórico dos Vencedores

Acompanhe os ganhadores desde a primeira edição:

1º Edição Safra 2013/2014.

Campeão foi Leomar Monareto, agricultor de Porto Barreiro, com 219,67 sacas de soja por alqueire.

2º Edição safra 2014/2015

Campeões Eder e Leandro Lago do Porto Barreiro que atingiram 206,3 sacas de soja  por alqueire.

3 º Edição 2015/2016

Campeão Leandro e Eder Lago de Porto Barreiro com 228 sacas de soja por alqueire.

4º Edição 2016/2017

Família Palaoro – Porto Barreiro 236,37 sacas de soja por alqueire.

 (In memoriam) Inácio Palaoro.

5º Edição Safra 2017/2018

Vencedor Adilson Palaoro de Porto Barreiro com produção de 241,18 sacas de soja por alqueire.

6° Edição Safra 2018/2019

Vencedor: Nelson Lima, com produção de 243,66 sacas de soja por alqueire.

7° Edição Safra 2019/2020

Vencedor: Adilson Palaoro -  Produção 263,55 sacas por alqueire.