Esse site utiliza cookies para uma melhor navegação. Você permanecendo no site aceita os termos.

Falta semente de trigo no sul do Brasil, não atingiu a região de Laranjeiras do Sul. Estoques foram suficientes para atender a demanda

22/06/2016 15:42

Nos últimos meses, a produção e o mercado do trigo sofreram uma grande reviravolta. Segundo diversos profissionais do setor agrícola, tudo prometia um ano ruim para esta cultura no Brasil. No entanto, bem recentemente, dois fatores alteraram completamente essa perspectiva.

O primeiro foi La Niña, fenômeno natural que causou o resfriamento da região e que promete frio intenso nesse inverno - condição ideal para a produção de trigo. O segundo fator foi um repentino aquecimento do mercado.

Com essas informações, muitos agricultores resolveram plantar o produto de última hora - e muitos desses acabaram ficando sem semente. Na região de Laranjeiras do Sul, não houve a falta de sementes. No entanto, as 26 mil sacas reservadas aos produtores pela Cooperativa Coprossel foram comercializadas. A informação é do Engenheiro Agrônomo Marcionei Coelho.

Ele voltou a confirmar uma redução de 20 por cento na área a ser plantada em relação a 2015. Acredita que ainda tem produtores aguardando o final do mês para fazer o plantio do trigo na região.

Mesmo com esse repentino crescimento, a área plantada com trigo deve ser menor do que a do ano passado.

 

Ouça a matéria completa na reportagem de Adilson Nogueira/RCA