Esse site utiliza cookies para uma melhor navegação. Você permanecendo no site aceita os termos.

AGRO mantém resultado positivo mesmo com queda no PIB

02/09/2020 11:09
Setores de exportações e agropecuária registraram alta de 1,8% e 0,4%, respectivamente, no segundo trimestre de 2020

 

O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil sofreu uma queda histórica de 9,7% no segundo trimestre de 2020, em comparação com o mesmo período do ano, devido aos impactos da pandemia do novo coronavírus. Mesmo com a queda acentuada, algumas atividades foram menos impactadas, como exportações e agropecuária, únicos setores que registraram resultados positivos, com alta de 1,8% e 0,4%, respectivamente. O resultado foi divulgado nesta terça-feira (1º) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

Outros setores

O resultado do PIB coloca a economia brasileira oficialmente em recessão técnica, caracterizada por dois trimestres consecutivos com encolhimento do nível de atividade. Em valores correntes, o PIB do segundo trimestre totalizou R$ 1,653 trilhão. Apesar da queda histórica, o resultado veio de acordo com projeções de mercado e do governo federal.

Os setores mais atingidos pela crise foram indústria e serviços, com quedas recordes de 12,3% e 9,7%, respectivamente. Outros segmentos com resultados negativos incluem a indústria de transformação (-17,5%), comércio (-13%), construção civil (-5,7%) e indústria extrativa (-1,1%).

O consumo das famílias, considerado o principal motor do PIB há anos, marcou outro recorde negativo, com queda de 12,5%, enquanto o consumo do governo recuou 8,8%. As incertezas sobre a duração da pandemia e o baque no caixa das companhias provocado pela crise sanitária também tiveram impacto direto nos investimentos no país, que caíram 15,4% no segundo trimestre.