A produção agropecuária do Paraná novamente amenizou a queda do valor bruto de produção do Brasil, o VBP. Segundo levantamento da secretaria de política agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o VBP do primeiro semestre deste ano reduziu cerca de 2,3% em relação ao mesmo período de 2015, sendo que no Paraná, a redução proporcional foi de apenas 1%.
Tânia Alberti economista da FAEP disse que apesar dos preços terem sido mais altos que no outro período analisado, neste ano, as perdas foram grandes, o que gerou tal redução. Com isso, ela comenta a situação do Paraná, que se mantém estável no ranking nacional.
De acordo com Tânia, é importante perceber que os dados fechados são de 2016, do Ministério de Agricultura e Pecuária. Os dados da secretaria de estado de agricultura e abastecimento ainda não foram fechados, mas ela afirma: o Paraná tem se segurado bem.
Até agora, de um lado, os dados não oficiais e estimados indicavam o valor bruto de 66 bilhões de reais só do Paraná. Por outro lado, os dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento indicam que o valor bruto da produção agropecuária para o primeiro semestre está estimado em mais de 516 bilhões. Os números levam em conta o faturamento dos principais produtos da agropecuária. Entre os produtos com bom desempenho, estão a banana (33,4), batata inglesa (26,1), cacau (13,3), café (13,4), feijão (11,2), trigo (29,6), maçã (11,9) e soja (3).