Neste mês, o Paraná inicia a temporada de eventos tecnológicos do agronegócio, que mostram a inovação e a tecnologia aplicada no campo diretamente aos produtores. É uma modalidade que começou com o Show Rural, da Coopavel, em Cascavel e hoje é reproduzida em vários municípios.
Os mais de 130 eventos contribuem como uma das estratégias para fazer do Estado um dos líderes em produção agropecuária. O secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, opinou que estes eventos colocam o Paraná numa posição de vanguarda.
De todos os eventos tecnológicos realizados no Paraná, o que ganhou maior projeção dentro e fora do Estado, inclusive com repercussão internacional, é o Show Rural da Coopavel, precursor dessa modalidade de geração de conhecimento. Norberto Ortigara afirma que esses eventos têm o mérito de aproximar a ciência e a tecnologia do agricultor de forma rápida.
Criado há 29 anos, o Show Rural oferece um espaço ao produtor sobre as novas tecnologias disponibilizadas pelas instituições de pesquisas paranaenses e brasileiras e pelas indústrias de máquinas e insumos agrícolas. Neste ano, acontece entre seis a 10 do mês que vem, com a expectativa de atrair 240 mil visitantes nacionais e internacionais. São 520 empresas que expõem novas tecnologias e inovações.
Do total de público esperado, entre 35% a 40% corresponde à presença de mulheres agricultoras e empreendedoras. Dirigentes de países como China, Argentina, México, República Dominicana manifestaram interesse não só em participar, mas em trazer tecnologias para oferecer em primeira mão aos nossos agricultores.