Esse site utiliza cookies para uma melhor navegação. Você permanecendo no site aceita os termos.

Aumenta participação do agronegócio nas exportações paranaenses

15/01/2017 22:45

A participação na receita das exportações do agronegócio do Paraná na balança comercial brasileira aumentou de 13,19 por cento em 2015 para 13,54 por cento no ano passado. A abertura de novos mercados impulsionou as exportações do agronegócio paranaense em 2016, contribuindo para dar sustentação à balança comercial do Estado.

Os produtos do agronegócio são os que mais pesam na balança comercial do Estado, correspondendo a 75 por cento de todas as exportações paranaenses realizadas no ano passado. Apesar do aumento da participação do agronegócio paranaense em relação ao brasileiro no ano de 2016 e forte participação no resultado final da balança comercial, houve redução em volume e receita do agro paranaense, mas em menor proporção do que a ocorrida no brasileiro.

Para o secretário estadual da Agricultura Norberto Ortigara, o desempenho poderia ter sido melhor, no entanto, clima, economia instável, câmbio com oscilações e o recuo nos preços foram os principais fatores que influenciaram na balança comercial do estado e do país. O secretário ressaltou a importância do agronegócio no Paraná.

Vários fatores contribuíram para a redução das exportações do agronegócio paranaense, sendo o principal deles a perda de cinco milhões de toneladas de milho e soja por causa do excesso de chuvas na colheita da safra 2015-2016. A variação do câmbio também influenciou no resultado final do faturamento. A receita do agronegócio paranaense, no ano passado, atingiu 11 bilhões e 500 milhões de dólares.

Produtos como soja e carne de frango continuam na liderança das exportações, mas no ano passado, o aumento das exportações de açúcar e de carne suína foram os principais destaques que influenciaram no aumento das exportações do Paraná.