Aconteceu na noite desta terça-feira (11), no auditório da Cooperativa Coprossel em Laranjeiras do Sul, uma série de palestras curtas falando sobre cultura de trigo, nutrientes de solo (fósforo), seguro e zoneamento agrícola, além de projeções para a próxima safra de inverno.
Marcio Dulnik, agrônomo da cooperativa explicou que o trigo hoje, é uma grande oportunidade de renda complementar para os produtores e oferece benefícios a outros ciclos. Ele destacou que a cooperativa oferece incentivo aos produtores, comprando toda a produção e garantindo o melhor preço. “Todo produtor que firmar contrato com a Coprossel, terá garantido em 70 sacas o valor de 38,00 reais/saca, caso o valor estiver acima do oferecido pela cooperativa, prevalece o valor mais alto, agora, se a cotação estiver abaixo do valor garantido a Coprossel mantem o preço estipulado em contrato” explicou Dulnik.
Simone Segunda, responsável pelo laboratório do moinho Trigosel, falou sobre a qualidade da farinha produzida pela cooperativa. “ O produtor deve ter a consciência de que a qualidade depende do que ele produz lá no campo. Um manejo correto é sinônimo de uma boa farinha” completou Simone.
Paulo Cunha engenheiro agrônomo da Coprossel foi quem deu o recado sobre as mudanças no zoneamento agrícola, determinado pelo MAPA/Ministério da Agricultura e Pecuária. “É importante que os produtores observem bem cada período de plantio, pois essas datas interferem na hora de acionar o seguro agrícola” alertou Cunha.
Veja a tabela definida pela MAPA para o zoneamento agrícola em nossa região:
GRUPO I – área de abrangência: Cantagalo, Laranjeiras do Sul, Marquinho e Virmond.
Período de plantio – 21 de junho a 10 de agosto
GRUPO II – área de abrangência: Nova Laranjeiras, Porto Barreiro e Rio Bonito do Iguaçu
Período de plantio: 11 de maio a 10 de julho (Exceto Nova Laranjeiras que deve semear entre 21 de junho a 10 de julho)