Esse site utiliza cookies para uma melhor navegação. Você permanecendo no site aceita os termos.

DETEC realiza experimentos como opção de conservação de solo

22/06/2017 17:00

O departamento técnico da Coprossel, através do Consultor técnico Jhonatha Filipim Tamioso, vem realizando vários experimentos com uso do milheto(Pannisetum Glaucu) e aveia de verão (Sorghum Sudanense) como alternativas tanto para ajudar na conservação do solo ajudando a evitar a erosão, quanto a promover reciclagem de nutrientes.

 Todo ano devido as chuvas que ocorrem na região perde-se toneladas de solo fértil através da erosão laminar que muitas vezes passa despercebida em nossas lavouras, sabendo disso a Coprossel vem realizando experimentos para amenizar essas perdas, com o uso de coberturas de milheto e aveia de verão que são plantas rústicas com crescimento radicular e aéreo agressivo que proporciona seu plantio, logo após a colheita da soja e com apenas 45 dias de sua semeadura, já se pode ter plantas com 1,2 metros de altura. Como são plantas que possuem raízes finas e de profundidade, após a sua implantação e manejo deixam microcanais ou microporos no solo ajudando na descompactação e ainda na infiltração e posterior absorção da água.

Outro ponto positivo é que, como suas raízes atingem uma boa profundidade no solo, acaba ocorrendo a reciclagem de nutrientes que outras culturas como soja, milho e trigo já não alcançam trazendo esses nutrientes para a parte aérea da planta e disponibilizando novamente no solo através da degradação da palhada.

Quanto a palhada formada tanto pelo milheto quanto pela aveia de verão ambas possuem uma excelente cobertura de solo evitando o escorrimento superficial e diminuindo o impacto da gota.

Portanto o departamento técnico estará realizando vários trabalhos para poder orientar os associados da Coprossel sobre as melhores formas de conservação do solo buscando sempre a maior produtividade.