Nesta sexta-feira (20), na sede da cooperativa Coprossel em Laranjeiras do Sul foi assinado o Acordo de Cooperação - ART Social (um incentivo do Conselho ao desenvolvimento da Agricultura Familiar no Paraná).
Trata-se de um convênio firmado entre Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná Crea-PR, Sindicato, Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (OCEPAR), e Coprossel. O convênio assinado que estabelece diretrizes para que os agricultores familiares (principalmente de baixa renda) tenham acesso à atendimento profissional e assistência técnica.
Para o presidente do (Crea-PR), Engenheiro Civil Ricardo Rocha de Oliveira, o convênio assinado vai além da redução das taxas de ARTs. “Esse convênio foi uma das propostas de nossa gestão, de possibilitar uma forma mais adequada de registro, trazendo benefícios financeiros e também propor uma adequada assistência técnica para a agricultura familiar”. Muitas vezes esses agricultores, se sentiam impedidos de ter o acesso ao um profissional”. Ressaltamos que esse convênio alcança toda as atividades das cooperativas paranaenses que envolvem os profissionais do CREA, como engenheiro agrônomo, engenheiro agrícola, engenheiro de pesca e ou engenheiro florestal.
De acordo com o presidente da Coprossel , que também preside Associação Paranaense de Sementes e Mudas (APASEM) Paulo Pinto de Oliveira Filho, esse convênio assinado reforça a concepção da Cooperativa, na importância do trabalho dos técnicos e agrônomos no aumento de produtividade, renda, e em consequência melhor qualidade de vida aos envolvidos. “Esse ano foi difícil, ano de pandemia, mas observamos que muitos recursos entraram na comunidade e na economia. Recursos que vieram do setor produtivo do agronegócio. Contudo é muito importante nosso olhar atendo na sustentabilidade de nossos produtores. A Coprossel tem programas excelentes, muito trabalho, muito planejamento e dedicação e assim vamos construindo no dia a dia esses resultados e colocando o alimento na mesa do brasileiro e do mundo inteiro, por um custo menor e com abundância para todos, finalizou Paulo Pinto.
O que estabelece o Acordo de Cooperação
Trata-se de um convênio firmado entre Crea-PR e Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (OCEPAR), que estabelece diretrizes para que os agricultores familiares (principalmente de baixa renda) do interior paranaense tenham acesso à atendimento profissional e assistência técnica.
Objetivo
1) Democratizar do acesso à assistência técnica;
2) Incentivar a associação dos pequenos produtores às Cooperativas;
3) Proporcionar estágio para alunos em fase final de formação, devidamente supervisionados por profissionais dos quadros das cooperativas.
Papel do Crea-PR e das Cooperativas
Compete às Cooperativas contratar profissionais e fazer a interlocução entre os profissionais e os produtores rurais. Compete ao Crea fortalecer o exercício profissional, democratizando o acesso ao conhecimento técnico para que o campo produza, cada vez mais, com qualidade e sustentabilidade.
O acordo fortalece, em linhas gerais, a profissionalização das atividades do campo, a valorização dos profissionais do sistema Confea/Crea e o estímulo ao associativismo.
Ousa anexo a entrevista com O presidente (Crea-PR), Engenheiro Civil Ricardo Rocha de Oliveira, presidente da Coprossel e Associação Paranaense de Sementes e Mudas ( APASEM) Paulo Pinto de Oliveira Filho, e Prefeito Berto Silva que estiveram no Ato de Assinatura do convênio.