s pequenos agricultores do Paraná podem contar com o apoio do Estado para diversificar as propriedades e ampliar a rentabilidade. Neste ano, o município de Rondon, no Noroeste do Estado, sediou o 34° Encontro Estadual de Sericicultores. O Paraná é responsável por 84% da produção nacional de casulo do bicho-da-seda e de fios de seda, sendo a maior parte direcionada à exportação.
A atividade é uma alternativa de diversificação da propriedade, que garante renda durante nove meses do ano. Ela movimenta 40 milhões de reais por ano, está presente em 165 cidades paranaenses e é desenvolvida por 1.860 criadores.
O governador Beto Richa destacou a excelência da produção da seda no Estado e afirmou que esses agricultores contribuem para a produção da riqueza do Paraná. O presidente do Instituto Emater, Rubens Niederheitmann, explicou que o Paraná é destaque não só pelo volume de produção, mas também pela qualidade.
Neste ano, a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento também firmou um convênio para ações de controle e combate a erosão do solo agrícola. A ação, com investimento de 127 mil reais, faz parte do programa de gestão de solo e água em microbacias.