Esse site utiliza cookies para uma melhor navegação. Você permanecendo no site aceita os termos.

Capacitação - Coprossel desenvolve curso de segurança no trabalho em alturas

28/05/2019 08:58

Trabalhar em altura está longe de ser trabalho fácil, isso porque os perigos são muitos e o cuidado com cada movimento é deve ser feito com muita segurança. Preparar os colaboradores para atuarem em situações como essa foi o intuito do curso sobre a Norma Regulamentadora (NR) 35, promovido nesta segunda-feira (27) na Coprossel. Esta fase do treinamento teve a participação de 30 colaboradores.

Requisitos - A NR 35 estabelece requisitos e medidas de proteção para o trabalho em altura, envolvendo o planejamento, organização e execução das atividades que garantam a segurança e saúde dos trabalhadores. O Treinamento foi conduzido pro profissionais do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).

Teoria e prática - O treinamento de trabalho em altura foi conduzido em duas etapas. A primeira referenciando a legislação e trabalhos teóricos. No segundo momento uma aula prática foi conduzida para afixação dos conhecimentos entre os participantes, e resolução de dúvidas no momento do trabalho. Entre os temas, os participantes conheceram mais sobre análise de risco, controle de equipamentos e sistemas, proteção coletiva, proteção individual, acidentes típicos, situações de emergência, entre outros.

Importante: Promover momentos de reciclagem e atualização de conhecimentos, são constantes na agenda da cooperativa, e são  fundamentais para quem atua no ramo como o agronegócio, com armazéns de beneficiamento e armazenagem, o trabalho em altura é considerado rotineiro já que tem que subir em plataformas, silos, carrocerias, entre outros espaços que acabam oferecendo algum risco.

Bianual - O coordenador da Comissão interna de Prevenção de Acidentes da Cooperativa (CIPA), Herik Mendes Belloni, lembra que o curso de NR 35 é desenvolvido na cooperativa a cada dois anos, como determina a norma. “O curso tratou dos riscos, responsabilidades, compromissos e obrigações entre a cooperativa e colaboradores. A segurança e responsabilidade em trabalhos em alturas, também foi objetivo do curso ”, afirmou.