Esse site utiliza cookies para uma melhor navegação. Você permanecendo no site aceita os termos.

Plantio de trigo no Paraná atinge 91% da área e chuvas trazem alívio, diz Deral

27/06/2019 14:41

O plantio de trigo caminha para seus momentos finais no Paraná, tendo atingido nesta semana 91% da área estimada, com os agricultores recebendo chuvas com bons olhos nesta quarta-feira, após mais de duas semanas de estiagem, informou o Departamento de Economia Rural (Deral). Segundo o órgão, o avanço de apenas quatro pontos percentuais no plantio em relação à semana passada é normal para o atual momento do ano, em que resta apenas uma das principais regiões do Estado, o sul, em processo de semeadura.

Prevendo uma safra de 3,23 milhões de toneladas em 2019 para o Estado, maior produtor de trigo do Brasil, o Deral cita que a seca recente, que durou mais de 20 dias, começava a preocupar os produtores, mas chuvas na maior parte do Paraná nesta quarta-feira amenizaram as condições.

"O pessoal deve ter caprichado nos últimos dois dias antes dessa chuva, que já estava prevista e deve dar uma amenizada na seca", disse Carlos Hugo Godinho, especialista em trigo do órgão. "95% das lavouras estão em condições boas, um valor indicativo de uma boa largada de safra."

Apesar disso, um novo alerta se acende para os agricultores: com um avanço da floração do trigo de 3% para 6% na última semana, boa parte da produção passa a ficar suscetível a eventuais geadas, que não impactariam fortemente no momento.

 "É um índice que deve crescer semana a semana, há previsão de frio para os próximos dias", afirmou Godinho. "Não deve impactar muito por enquanto, mas o alerta fica ligado para as geadas."

 

MILHO

Beneficiada pelo plantio antecipado nesta temporada, a colheita da segunda safra de milho no Paraná avançou 13 pontos percentuais na última semana, atingindo 34% da área prevista, de acordo com o Deral. O órgão prevê uma desaceleração da colheita nos próximos dias, por conta das chuvas, mas a tem como algo natural. Com a produção entrando na fase final de seu ciclo, o Deral acredita que não haverá retração de produtividade, mas menciona uma possível queda na qualidade dos grãos, em função de chuvas. A instituição prevê que a "safrinha" do milho atinja produção de 13,46 milhões de toneladas na temporada 2018/16.