Esse site utiliza cookies para uma melhor navegação. Você permanecendo no site aceita os termos.

Região é representada na 13ª reunião da comissão brasileira de pesquisa de trigo e triticale em Passo Fundo - RS

09/07/2019 09:26
Na programação também foi realizado o Fórum Nacional do Trigo 2019

As reuniões da Comissão Brasileira de Pesquisa de Trigo e Triticale são realizadas há mais de meio século no país. As discussões científicas integram pesquisadores, acadêmicos e todos os elos da cadeia tritícola com o objetivo de gerar e divulgar novas tecnologias, viabilizando a qualidade, aumento da produtividade, buscando vencer os desafios encontrados na cultura. Os eventos tiveram como destaques a aprovação de cinco novas cultivares de trigo e 10 extensões de cultivo de trigo e uma de triticale (por Notícias Agrícolas).

Pesquisadores, professores, acadêmicos, profissionais do agronegócio, produtores de sementes, agricultores, cerealistas e moinhos estiveram presentes 13ª Reunião da Comissão Brasileira de Pesquisa de Trigo e Triticale (RCBPTT) e no Fórum Nacional do Trigo 2019, que aconteceu de 2 a 4 de julho de 2019, em Passo Fundo (RS). Aproximadamente 300 participantes acompanharam o evento. O presidente da Coprossel e da APASEM Associação Paranaense de Sementes e Mudas Paulo Pinto de Oliveira Filho, esteve no evento representando a região, ele destaca as tecnologias de alta qualidade apresentadas no evento, também quanto às informações técnicas passadas pelos pesquisadores através de painéis e palestras. “Outro fator de muita relevância, foi o alinhamento que fizemos com a Embrapa, e empresas, na discussão dos novos rumos, das inovações, pra onde vai a pesquisa, mudança de legislação e outros assuntos com os principais agentes envolvidos com a cultura do trigo” finalizou Paulo.

De acordo com Notícias agrícolas outra inovação desta 13ª edição foi à aprovação pelos integrantes da Comissão da inclusão de uma tecnologia já utilizada na cultura do arroz para o controle de ervas daninhas e que agora passa a compor o portfólio de cultivares de trigo disponíveis para comercialização. A tecnologia “Clearfield”, resistente ao herbicida que controla o azevém e aveia, vai auxiliar muito no aumento da produtividade, reduzindo as invasoras nas lavouras de trigo.