Esse site utiliza cookies para uma melhor navegação. Você permanecendo no site aceita os termos.

Programa de liderança Feminina beneficia Crianças do S.O.S

01/11/2023 07:26
Cooperação, sustentabilidade e empenho feminino tem transformado necessidades da comunidade em oportunidade de transformação de realidades !

GALERIA DE IMAGENS

As mulheres são excelentes em planejar, organizar, otimizar e administrar com os melhores detalhes.  As características que são próprias das mulheres são muito bem-vindas em vários setores, especialmente da família, inclusive no Agro e na comunidade. O incentivo ás mulheres ligadas a cooperativa Coprossel nasceu a partir do apoio da Diretoria da Cooperativa em gerar oportunidade e inclusão as mulheres. De modo formal esse incentivo passou a ganhar força por meio de um modelo de capacitação por cursos, viagens e programas de formação, como o Programa de Desenvolvimento de Liderança Feminina Coprossel (PDLF).

Nesta segunda-feira (30/10) um grupo de mulheres integrantes do curso da Coprossel realizaram a inauguração do projeto ECONOMIA AZUL – TODOS POR UM S.O.S MAIS SUSTENTÁVEL. O projeto visou a implantação de cisternas para o reaproveitamento da água da chuva, construção de horta com estufa e inda melhorias na brinquedoteca. O projeto beneficiou o Serviços de Obras Sociais (S.O.S) que atualmente cuida com empenho de 13 crianças. O projeto além de gerar ganhos diretos com a redução de gastos com água, também propõe aprendizado prático das crianças no cultivo de alimentos (olerícolas) e infraestrutura da brinquedoteca.

As idealizadoras do projeto foram, Elizabeth de Oliveira, Juliana Aparecida Minosso; Neusa Schmitt; Neyde Cristina Saucedo Friedrich; Roseli Willenz Schimboski  e Paula Telli Pinto de Oliveira.

Para a advogada e cooperada Paula T. Pinto de Oliveira, uma das integrantes do grupo de liderança feminina Coprossel, o projeto buscou alcançar o sentido amplo de sustentabilidade. “No decorrer do curso que estamos participando na Cooperativa, tínhamos que colocar os conhecimentos em prática, planejar e executar um projeto em benefício da comunidade. Nesse sentido alinhadas as demandas do S.O.S hoje entregamos esse projeto as crianças que aqui são atendidas”. Registramos nosso agradecimento a Coprossel e todos os parceiros que nos ajudaram a concluir o projeto, finalizou Paula.

Apoiadores do projeto:

  • Cooperativa Coprossel; 
  • Banco do Brasil;
  • Comunidade Campo Mendes;
  • Sistema Ocepar;
  • Lions Club ;
  • Prefeitura de Laranjeiras do Sul ;
  • Serviços de Obras Sociais (S.O.S.) de Laranjeiras do Sul;
  • UFFS – Universidade Federal da Fronteira Sul.

O S.O.S. - Serviço de Obras Sociais de Laranjeiras do Sul é uma organização da sociedade civil que tem como campo de atuação atender crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional, seja por se encontrarem em situação de risco, abuso, ou ainda, falta de um responsável legal.

Segundo o presidente do S.O.S. Miguel Friedrich a instituição tem a capacidade de atender até 20 crianças. “Temos que agradecer a todo os esforço das mulheres da Cooperativa e toda a comunidade pelo empenho de trazer ainda melhores condições as crianças atendidas”. O núcleo Feminino da Coprossel nos ajudou com a questão da água aqui na casa e ainda na brinquedoteca com o novo forro e piso, que deu uma nova cara a sala de uso das crianças. Obrigado e Coprossel e a comunidade regional, finalizou Miguel.

Os valores investidos no S.O.S. foram arrecadados através de promoções, doações e auxílio da prefeitura de Laranjeiras do Sul e superou o valor de R$ 54 mil reais. As mulheres que desenvolveram o projeto no S.O.S. compõe a terceira turma do Programa de Liderança Feminina Coprossel e deve se formar no mês de novembro. Em breve a cooperativa vai disponibilizar novas vagas para formação da próxima turma.

Coprossel – Há mais de três décadas cooperando com o Desenvolvimento Regional