Esse site utiliza cookies para uma melhor navegação. Você permanecendo no site aceita os termos.

Estudantes da UFFS Campus de Laranjeiras do Sul, conhecem Moinho da Coprossel

16/10/2023 13:10
Moinho da Cooperativa valoriza produtores, consumidores e comunidade acadêmica compartilhando expertise de produção

No dia 05/10/23, estudantes e professores do curso de Engenharia de Alimentos da UFFS, Campus de Laranjeiras do Sul, realizaram uma visita técnica no Moinho da Cooperativa Coprossel, que fabrica a farinha Trigosel. A visita foi organizada pela disciplina de Processamento de Alimentos de Origem Vegetal e acompanhada pelos professores Ernesto Quast e Larissa C. Bertan.

Conforme o professor Ernesto Quast, a visita teve como objetivo “conhecer o meio produtivo, aproximar a UFFS do setor produtivo de Laranjeiras do Sul, divulgar a instituição e o curso e permitir que os estudantes observassem de perto os equipamentos, processos e oportunidades de inserção no mercado de trabalho. A visita esteve diretamente relacionada com a disciplina de Processamento de Alimentos de Origem Vegetal e envolveu o acompanhamento dos equipamentos utilizados na moagem, classificação e análise da farinha de trigo, além dos equipamentos de controle de processo, controle da qualidade e análise da qualidade do produto”.

Quast comenta que “durante a visita, foi possível perceber a evolução da empresa desde a última visita realizada há cerca de quatro anos. Os equipamentos foram modernizados, proporcionando menores perdas e maior segurança aos funcionários. Os estudantes puderam acompanhar também análises da qualidade de farinha (Trigosel), utilizando equipamentos modernos que não estão disponíveis na universidade. Além disso, eles puderam observar as diferentes etapas de moagem, separação e classificação da farinha de trigo até sua embalagem. A visita também proporcionou a integração dos conhecimentos adquiridos em sala de aula com as operações unitárias e fenômenos de transporte de materiais e transformação física do produto, disse o professor.

Moinho Coprossel:

Em 2014 a Coprossel iniciou sua industrialização de trigo com moinho próprio cuja farinha TRIGOSEL é sucesso de comercialização. Com apoio técnico qualificado e referencial somado a qualidade das sementes, a cooperativa incentiva os cooperados no plantio de trigo nas culturas de inverno e, neste rumo, desenvolve uma forma de beneficiar o produtor local e a região com uma linha completa de produtos da farinha (tipo 1 especial, industrial, tipo 2 comum, pré-mistura, farinha de cola, gérmen de trigo, farelo de trigo e farinha integral). O moinho de farinha de trigo TRIGOSEL foi modernizado em 2019 e tem capacidade atual de moer aproximadamente 30 mil toneladas de trigo por ano, fornecendo seu produto final para o mercado local e regional ainda e indústrias de panificação em vários Estados. Com tecnologia e investimentos a cooperativa valoriza o produtor local pela comercialização e industrialização do trigo cultivado regionalmente e entrega produtos de excelente qualidade aos consumidores.

Coprossel – Há mais de três décadas cooperando com o Desenvolvimento Regional