Esse site utiliza cookies para uma melhor navegação. Você permanecendo no site aceita os termos.

Projeto, desenvolvido por mulheres da Coprossel, beneficia crianças da Escola Raquel de Queiroz em Laranjeiras do Sul

11/10/2023 09:48

GALERIA DE IMAGENS

Nesta terça-feira (10/10) as mulheres integrantes da terceira turma do Programa de Desenvolvimento da Liderança Feminina da Coprossel, entregaram à comunidade, aos alunos e professores da Escola Municipal Raquel de Queiroz, distrito do Passo Liso em Laranjeiras do Sul uma linda Brinquedoteca e um toldo na entrada da escola.

Esses dois itens inaugurados, compõe parte do Projeto “Comunidade na Escola” Desenvolvido pelas mulheres que fazem parte do curso na Coprossel. O planejamento do Grupo é ainda construir um rol de entrada na praça de alimentação e pinturas dos muros. O projeto custou mais de R$ 55.000,00, sendo que o toldo foi viabilizado por meio da Prefeitura Municipal de Laranjeiras do Sul. O vice-presidente da Coprossel Celio Bechi Dapont ressaltou todo o esforço das mulheres em buscar recursos e alterativas para ajudar as crianças a ter ainda melhores condições de aprendizado. “As mulheres demostraram aqui muita força de vontade e determinação para o planejamento e execução desse grande projeto, estão de parabéns”, relatou Celio.

Fátima Crislaine Vasiak que é mãe de Ketlin que estuda na escola ressaltou que com a Brinquedoteca e as aulas lúdicas as crianças vão ter a oportunidade de aprender ainda mais. “Também agora com o toldo elas vão ficar mais seguras nos dias de chuva. Só temos a agradecer as mulheres da Coprossel”, diz Fátima

Pais, alunos e convidados conheceram as novas instalações e passaram a tarde festiva e de brincadeiras com as crianças. Atualmente a escola conta com 73 alunos. O Henrique Fagundes Carraro de 8 anos, que estuda na escola ficou muito feliz com a programação que teve entrega de doces, parque de brinquedos e lanche. “O que mais me chamou atenção foi todos os brinquedos da brinquedoteca”. Obrigado minha mãe e todas as mulheres que escolheram a minha escola, gostei muito”, relatou com alegria o Henrique.

Para Neusa Bianchini, uma das idealizadoras do Projeto, o sentimento é de gratidão. Segundo ela esse é um resultado da cooperação da comunidade, da escola e empenho das integrantes do grupo com o apoio da Coprossel e professores do curso. “Todos os trabalhos ficaram mais leve agora, quando contemplamos a felicidade das crianças”, disse Neusa.

Idealizadoras do “Projeto Comunidade na Escola”

  • Mariete Remechelo;                                                                                   
  • Natalia Fagundes Carraro;                                                                                  
  • Neusa Bianchini;
  • Serli M. dos Santos.

Gilberto Belabernardi, que é pai da Antônia Laura do 2º ano, agradeceu o empenho das mulheres da Coprossel e trazer bem feitorias a escola. “A escola sendo melhor estruturada a criança se desenvolve ainda melhor. Agora elas estão mais seguras em dias de chuvas e frio”. Realmente todo o grupo que organizou esses investimentos estão de parabéns.

Programa de Desenvolvimento da Liderança Feminina Coprossel

O envolvimento das mulheres ligadas a cooperativa Coprossel nasceu a partir do incentivo da Diretoria da Cooperativa em gerar oportunidade e inclusão as mulheres, sem perder a forte ligação com as comunidades onde atua. De modo formal esse incentivo passou a ganhar força por meio de um modelo de capacitação por cursos, viagens e programas de formação, como o Programa de Desenvolvimento de Liderança Feminina Coprossel (PDLF), braço forte do Núcleo Feminino Coprossel, composto de mulheres atuantes nas comunidades e na cooperativa, que se formaram no curso e continuam os trabalhos. O PDLF tem o apoio do Sistema Ocepar e já formou duas turmas. No decorrer do curso, as mulheres elaboram e executam projetos de interesse das comunidades onde atua. Atualmente está em curso a capacitação da terceira turma.

Presenças: Estiveram na cerimônia de inauguração e entrega do Projeto “Comunidade na Escola”, o vice-presidente da Coprossel Celio Bechi Dapont, Diretor Azelindo Sumenssi, representando o Núcleo Feminino Coprossel Rosane Tormen, gerente de desenvolvimento do quadro social e colaboradores Eliete Burei Kuerten, Diretora da escola professora Josiane Peschisky, secretária de educação de Laranjeiras do Sul Maria Luiza Simões Nunes dos Santos e o vereador Celso de Azevedo além de pais e professores.

 

Coprossel – Há mais de três décadas cooperando com o Desenvolvimento Regional