No mês de junho um grupo de alunos do Colégio Estadual José Marcondes Sobrinho de Laranjeiras do Sul, realizaram uma visita técnica ao Moinho Coprossel, que industrializa a farinha Trigosel. Os estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio fazem parte da disciplina eletiva de Robótica. Durante a visita, eles foram acompanhados pelas professoras Eliane Berlatto Borsoi e Carmen Lucia Toccolini. O grupo de estudantes e professores conheceram o espaço do laboratório, da produção, do beneficiamento do trigo e o processo automatizado de empacotamento e enfardamento da farinha.
A visita complementa as aulas de robótica e de história onde as professoras trabalham com os “kits Arduino”, construção de protótipos, bem como as aulas de programação. De acordo o aluno do 6º ano, Pietro que participou da visita, foi muito interessante conhecer o processo. “Essa visita vai ajudar bastante nossas aulas de robótica e programação”. A professora do Colégio Integral José Marcondes Sobrinho, Eliane Berlatto Borsoi, em nome da Escola, agradeceu a equipe da Coprossel, pela atenção e disponibilidade de compartilhar a tecnologia empregada com os alunos. “A visita possibilitou conhecermos todo processo de confecção da farinha, até o empacotamento automático, contribuindo à nosso aula e conhecimento”, destacou a professora.
Recentes investimentos da Cooperativa na automação do processo de empacotamento e enfardamento da farinha Trigosel tem chamado atenção regional. Além do ganho de recursos empregados no novo processo, a cooperativa disponibiliza aos consumidores o pacote de um quilo da Farinha Trigosel, que é produzida a partir do trigo cultivado pelos agricultores da região. Deste modo a cooperativa tem compartilhado essa expertise com a comunidade estudantil.
Coprossel – 30 Anos Cooperando com o Desenvolvimento Regional