Esse site utiliza cookies para uma melhor navegação. Você permanecendo no site aceita os termos.

APASEM: Associação lança livro que marca sua trajetória de 50 ANOS

14/02/2022 10:17
APASEM escolhe Show Rural para publicação de livro que marca sua trajetória de 50 anos

Confira o áudio desta notícia:

 

 

O maior evento de agronegócio da América Latina – Show Rural Coopavel foi escolhido pela Associação Paranaense dos Produtores de Sementes e Mudas – APASEM como o momento ideal para que a Associação pudesse marcar um dos principais eventos que celebra o seu Jubileu de Ouro: o lançamento do Livro ‘APASEM 50 Anos, Sempre a Melhor Semente’, escrito pelo jornalista Eloy Olindo Setti. O evento ocorreu nesta quinta-feira (10), na Casa Paraná Cooperativo.
“Celebramos cinco décadas de atuação. Neste contexto muitos desafios se apresentaram e foram enfrentados por diferentes mãos que estiveram à frente da APASEM. A Associação contribuiu muito com o crescimento do agronegócio em nosso Estado, por meio do desenvolvimento do setor de sementes, e o Show Rural consegue, em sua essência, traduzir essa grandiosidade. Logo, trazer para este evento o lançamento do livro que comemora os 50 anos da associação, diria que é um privilégio, pois é o local onde o agronegócio se encontra todo o início de ano”, relata o presidente da APASEM, Henrique Menarim.

A obra está dividida em duas partes. A primeira remonta a evolução do setor de sementes ao longo dos 50 anos de trajetória, fazendo um paralelo de como a atuação da APASEM foi de extrema importância para a evolução do setor de sementes no Brasil e no Paraná.  Para isso, muitas entrevistas com profissionais ligados ao setor foram produzidas, bem como realizadas pesquisas internas para dar a base do livro.
Em um segundo momento, o trabalho se deu na busca por relatos da essência da APASEM, sua atuação, seus desafios e conquistas ao longo de 50 anos. “Foi um trabalho minucioso, para o qual tivemos que resgatar muitos documentos de arquivos e conversar com muita gente para poder embasar a obra. Para isso tive a ajuda imprescindível de Eugênio   Bohatch que por 40 anos atuou na APASEM e é a memória viva da Instituição. A atual diretoria também não mediu esforços para que o trabalho pudesse ser desenvolvido, ainda mais em um ano pandêmico, onde as restrições eram gigantes”, diz o autor do Livro, Eloy Setti.

Setti afirma ainda que a obra deixa claro o porquê a APASEM tornou-se referência no setor de sementes para o Brasil. “O livro é uma obra histórica, onde sobressai o espírito associativista em defesa da classe e da produção da melhor semente. Considero este trabalho uma importante fonte de pesquisa, pois recupera para o presente a determinação dos integrantes da associação na busca de soluções ao setor. O livro mostra que a  APASEM é uma instituição de vanguarda, exemplo de união a todo o setor sementeiro  brasileiro”.

A obra tem mais de 250 páginas, registra todas as diretorias que estiveram à frente da Apasem e conta ainda com declarações de personagens chaves que acompanharam e ou acompanham o desenvolvimento do setor de semente no Paraná.  
Para o vice-Presidente da Apasem e presidente da Cooperativa de Produtores de Sementes Coprossel, Paulo Pinto de Oliveira Filho, ao longo desses 50 anos muita coisa foi feita e quando se fala do sucesso do Agronegócio a APASEM fez a diferença, pois a semente é o começo de tudo. “Através da semente de boa qualidade que inicia a boa safra, com planejamento e tecnologia.” A 50 anos quando iniciou a APASEM, o Brasil era importador de alimentos, se produzia 30 milhões de toneladas. Hoje o Brasil produz 300 milhões de toneladas de alimento que abastece nação e mundo, declarou Paulo Pinto.
 

Fonte: APASEM - COPROSSEL