Esse site utiliza cookies para uma melhor navegação. Você permanecendo no site aceita os termos.

SHOW RURAL COOPAVEL : Casa Paraná Cooperativo terá mostra sobre as cadeias produtivas, palestras e reunião da diretoria da Ocepar

07/02/2022 07:30

A Casa Paraná Cooperativo, localizada próxima o centro administrativo do Show Rural Coopavel, em Cascavel, já está pronta para receber as diversas delegações de lideranças cooperativistas paranaenses para mais um grande evento do agronegócio brasileiro. Numa parceria entre a Coopavel e os Sistemas Ocepar e OCB a Casa Paraná Cooperativo ficará à disposição de todos os visitantes do Show Rural Coopavel, durante os cinco dias de evento, de 07 a 11 de fevereiro com muitas novidades, entre elas uma mostra especial da força do cooperativismo paranaense nas mais diversas cadeias produtivas e quanto elas representam para a geração de renda e empregos.

Cooperativismo - “Nossa responsabilidade cresce a cada ano, à medida que mais pessoas aderem ao cooperativismo, por confiarem na proposta desse modelo de negócio e perceberem que as cooperativas se tornaram uma das melhores maneiras de apoio às suas atividades, com melhoria da renda”, comenta o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken. A estimativa é de que quase metade da população do Estado tenha alguma ligação com o cooperativismo. Considerando somente os associados e empregados das cooperativas, mais seus familiares, são quase 5 milhões de pessoas.

Indicadores– Segundo Ricken, “não podemos imaginar o agronegócio do Paraná sem as cooperativas”. O Paraná possui 58 cooperativas agropecuárias. Uma rede organizada, composta por mais 190 mil produtores associados e que respondem por cerca de 60% da safra de grãos do estado. Em relação à movimentação econômica, o ramo agropecuário é o mais representativo, respondendo por cerca de 90% do faturamento conjunto das cooperativas registradas ao Sistema Ocepar, que em 2021 totalizou R$ 152,5 bilhões, 31,8% a mais que no ano anterior. As sobras também tiveram um crescimento expressivo, chegando a R$ 7,6 bilhões, 27,1% a mais que em 2020.

RenovaPR - A partir das 7h30 da próxima segunda-feira (07/02), acontecem nos dois auditórios da Casa Paraná Cooperativo, No Show Rural Coopavel, palestras diárias de boas-vindas sobre o cooperativismo paranaense e apresentação sobre o Programa Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR) que apoia a geração distribuída de energia elétrica a partir de fontes renováveis, em especial biomassa e solar, em unidades produtivas rurais paranaenses. Além da apresentação, os cooperativistas presentes ao evento poderão acompanhar na prática o funcionamento de equipamentos que geram energias renováveis junto ao espaço do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná, o IDR-PR sob a responsabilidade técnica do engenheiro agrônomo, Herlon Goelzer de Almeida.

Sanidade –Na terça-feira (08/02), ela manhã, um dos temas que serão abordados na Casa Paraná Cooperativo será sobre sanidade animal, com a realização de reunião do Comitê Estadual de Sanidade Avícola - Coesa-PR e do Comitê Estadual de Sanidade de Suínos – Coesui-PR. Também está programado um evento em parceria com a Embrapa Aves e Suínos neste mesmo dia e horário.

Trigo –Na parte da tarde do dia 08/02, acontece a primeira reunião do Sindicato das Indústrias de Trigo, Sinditrigo, em parceria com a Coopavel, quando será lançado o guia sobre qualidade da farinha no Brasil. Em paralelo, acontecerão reuniões da diretoria do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE e da diretoria da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos – Abimaq, Câmara Setorial.

Mulheres do Agro –Na quarta-feira (09/02), às 13h30, acontece na Casa Paraná Cooperativo a solenidade premiação do Troféu Agro Woman, promovido pela revista Agrícola. O objetivo é reconhecer a importância das mulheres do agro e reforçar que a atuação delas são cada vez maior e mais eficiente.

Fórum T.I. - Profissionais de Tecnologia da Informação de cooperativas paranaenses e de todo Brasil, vão participar, dias 8 e 9 de fevereiro, de um evento especial na programação do Show Rural Digital Coopavel: Fórum de T.I, promovido pelo Sistema Ocepar em parceria com a Coopavel. O encontro acontecerá durante dois dias e trará a Cascavel alguns dos nomes mais conhecidos e respeitados no segmento. No dia 8, as palestras serão com André Carneiro, Ricardo Emmerich, Francisco Menezes e Adeildo Nascimento. Já no dia 9, Eduardo Polidoro e o presidente do Parque Tecnológico Itaipu, o general Eduardo Castelheira Garrido Alves estarão presentes no evento.

Diretoria – Na quinta-feira, dia 10/02 na parte da tarde, acontece a primeira reunião ordinária da Diretoria da Ocepar na Casa Paraná Cooperativo, com a presença do presidente da entidade, José Roberto Ricken. Neste ano, devido a todos os protocolos em relação a Covid-19, a reunião deste ano será hibrida, ou seja, com alguns diretores de forma presencial e outros com participação virtual.

Autoridades – Durante os cinco dias de evento a Casa Paraná Cooperativo deverá receber também as presenças da ministra da Agricultura e do Abastecimento, Tereza Cristina, do governador do Paraná, Ratinho Júnior, dos secretários, Norberto Ortigara, da Agricultura e Valdemar Jorge Bernardo, do Planejamento e demais autoridades que virão para este evento que abre o calendário do agronegócio brasileiro.

Fonte: OCEPAR