Esse site utiliza cookies para uma melhor navegação. Você permanecendo no site aceita os termos.

Mulheres da Família, do Cooperativismo, do Agro e do Desenvolvimento Regional

30/10/2021 09:58
Resiliência: Mulheres Cooperativistas da Coprossel se preparam para conclusão de curso e para formatura no mês de dezembro.

Confira o áudio desta notícia:

 

 

As mulheres são excelentes em planejar, organizar, otimizar e administrar com os melhores detalhes.  As características que são próprias das mulheres são muito bem-vindas também ao Agro. De acordo com a FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura), atualmente 60 milhões de mulheres trabalham no campo na América Latina e Caribe, desenvolvendo um papel central na produção e abastecimento de alimentos. Nas regiões citadas, elas são responsáveis pela produção de 60% a 80% dos alimentos consumidos pela população.

No Brasil, dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostram que cerca de 1 milhão de mulheres dirigem propriedades agrícolas no país, isso significa que 20% do total de estabelecimentos rurais, são geridos pelas mulheres segundo o Censo Agropecuário de 2017. Comparado com o Censo de 2006, isso representa um crescimento 38% no aumento do protagonismo feminino.  A performance das mulheres no dia a dia do campo não deixa nada a desejar. Ao contrário, apresentam ótimos resultados pois elas buscam capacitação constante para melhorar ainda mais as condições do campo e da sociedade. Neste sentido, são muitas as iniciativas desenvolvidas a nível nacional e local para destacar o papel feminino e mais que isso, dar novas ferramentas para que elas possam exponenciar suas habilidades.

Um exemplo disso é o investimento da Cooperativa Coprossel na capacitação das mulheres, em especial as ligadas a cooperativa. Um dos programas que tem ganhado a cada ano mais força e robustez é o PDLF (Programa de Desenvolvimento da Liderança Feminina da Coprossel). No mês de dezembro a cooperativa vai formar a segunda turma, são 16 mulheres, que se reinventaram, priorizaram a capacitação e com doses generosas de resiliência, alcançam excelente resultado. O programa de formação da Coprossel tem o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Paraná (SESCOOP/PR) por meio da Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (OCEPAR) e do Núcleo Feminino Coprossel.

O PDLF tem objetivo de desenvolver o espírito cooperativista, melhorando comportamentos de liderança e empreendedorismo e estimulando envolvimento e participação ativa na cooperativa, na comunidade e nos negócios da família.

Nesta quarta-feira dia 27, na sede da cooperativa Coprossel em Laranjeiras do Sul – PR, o grupo de mulheres vinculadas a cooperativa estiveram em capacitação a fim de prosseguir com o cronograma do PDLF. A cooperativa segue adotando todas as medidas orientadas a prevenção a saúde. 

De acordo com o professor do encontro, Jeferson Machado, que é Especialista em desenvolvimento de líderes e grupos cooperativistas e atua nessa área por mais de 20 anos, a fase atual da capacitação está com o olhar pós conclusão do curso, para que as ações prossigam. “Na capacidade positiva do grupo ter a percepção do quanto é importante se tornarem cada vez mais estratégica enquanto liderança feminina, enquanto grupo organizado e Núcleo Feminino Coprossel”. Essa união e engajamento pode fazer muito no desenvolvimento do cooperado e das comunidades de atuação, relatou professor Jeferson.  Durante o curso dessa turma de mulheres, três projetos nasceram e estão tomando forma para execução nas comunidades de atuação e visam além de pôr em prática os conhecimentos adquiridos, também buscam melhorar condições das realidades da região. 

Uma das participantes do Curso, Avani Agassi Baroni, de Rio Bonito do Iguaçu, a avaliação do curso é muito positiva e já adianta para as mulheres que ainda não participaram do Programa de Desenvolvimento da Liderança Feminina da Coprossel, que em breve uma nova turma terá início. “Somos gratas a toda diretoria da Coprossel, aos professores e colegas, a Raquel  Fedrecheski Palhano  coordenadora, por todo o suporte necessário para o bom desenvolvimento do curso”. Vivemos em dias difíceis, de medo, de pandemia mas no final o resumo de tudo isso é muito aprendizado e um grupo de mulheres incrível que estão preparadas para ajudar a cooperativa e sociedade no desenvolvimento de toda a região, afirmou Avani.

As mulheres já representam a maioria do Agronegócio e sem dúvida também são responsáveis pelo sucesso do setor tão importante em nível nacional e regional. Seja diretamente na gestão das propriedades, da família, como cooperadas ou mesmo indiretamente de alguma forma ela são capazes e muito eficientes no que fazem. Na Coprossel temos investido muito esforço em oferecer o melhor e mais avançado aos nossos cooperados e clientes, sem perder essa sintonia de investir principalmente em nossos colaboradores, Jovens e Mulheres Cooperativistas. (Paulo Pinto de Oliveira Filho – Presidente da Coprossel).