Esse site utiliza cookies para uma melhor navegação. Você permanecendo no site aceita os termos.

SOLIDEZ, PLANEJAMENTO, INVESTIMENTO E GERAÇÃO DE RIQUEZA REGIONAL

11/09/2021 11:40
As bases fortes da Cooperativa consolidam o crescimento e os investimentos que valorizam o cooperado e a região de atuação

A COOPERATIVA DE PRODUTORES DE SEMENTES COPROSSEL nasceu em 11 de setembro de 1991, com 20 sócios fundadores que tinham  objetivos em comum e alinhados às necessidades da região. A cooperativa iniciou as atividades com seis funcionários e seu primeiro presidente foi o Sr. Paulo Pinto de Oliveira Filho.
Três décadas depois, a  Coprossel continua ligada aos princípios que nortearam o sonho da formação cooperativista, com a missão de promover o Desenvolvimento econômico, social e profissional dos cooperados, colaboradores e comunidade, de forma sustentada, agregando valor à produção agropecuária, respeitando os princípios do cooperativismo e a preservação ambiental.
Hoje a Coprossel é referência quando se fala no desenvolvimento regional. Atua no atendimento de seu quadro social com assistência técnica, fornecimento de insumos, comercialização da produção e sempre está na vanguarda das mais novas e melhores tecnologias para produção e geração de riqueza. Na produção de sementes, a difusão de tecnologia está presente na soja, feijão, trigo e triticale, com sólida parceria com as principais empresas do Agro, que oferecem o que é de melhor aos cooperados e clientes.
Para o presidente da Coprossel que também é sócio fundador da Cooperativa, Paulo Pinto de Oliveira Filho, nesses 30 anos de história a cooperativa optou em fazer um trabalho de inovação e trazer as principais tecnologias aos cooperados. “Na época, sem muitos recursos pra as atividades e poucos funcionários. Atualmente somos aproximadamente 300 colaboradores e 1.190 cooperados. Com grande solidez e investimento graças ao esforço e dedicação por todas as pessoas que passaram pela cooperativa, que contribuíram sobremaneira para chegar onde estamos”.   Durante esses 30 anos de o trabalho sempre foi voltado para trazer o que existe de melhor em capacitações aos nossos colaboradores, e inovações para aos nosso cooperados, disse Paulo Pinto. 


Investimentos
Em 2014 a COPROSSEL iniciou sua industrialização de trigo com o moinho cuja farinha chama-se TRIGOSEL. O moinho de farinha de trigo TRIGOSEL foi modernizado em 2019 e tem capacidade atual de moer aproximadamente 30 mil toneladas de trigo por ano, fornecendo seu produto final para o mercado regional e indústrias de panificação em vários Estados, levando a marca muito mais longe.  

Moinho Coprossel - Farinha Trigosel


Em 2019 a cooperativa inaugurou uma ampla e moderna Unidade de Beneficiamento de Sementes com capacidade de produzir, anualmente aproximadamente 200 mil sacas de semente de soja, 120 mil sacas de semente de trigo e 25 mil sacas de semente de feijão. A produção de sementes da UBS Coprossel está localizada estrategicamente para escoar a produção em um dos eixos mais importantes da Estado do Paraná, entre a BR 277 e BR 158. Além dessa condição a produção de sementes na região é beneficiada pelas condições de solo e clima que auxiliam na produção da melhor semente, seja em vigor ou germinação. 

Usina Fotovoltaica Coprossel
E no mês de aniversário da Coprossel, a cooperativa inaugurou uma das maiores usinas fotovoltaica do Estado que gera energia suficiente para atender quase toda demanda da UBS. A Usina possui 1.176 módulos de 390 Wp, gerando 54.864,25 kWh anualmente. O investimento da Usina fotovoltaica vai além da economia que vai gerar a cooperativa, pela captação da energia solar, mas é fruto também das ações da Coprossel no quesito SUSTENTABILIDADE. Nas palavras do presidente da Coprossel Paulo Pinto, “Não basta produzir a melhor semente, buscamos ser também sustentáveis”. Os investimentos na área social, ambiental e econômica fazem parte da política desenvolvida da cooperativa. A Usina é a materialização do planejamento fundamentada na Sustentabilidade do negócio da Cooperativa. Nesse sentido mais uma vez a Coprossel sai na frente proporcionando sempre o que há de melhor para os cooperados e a região.  

Usina fotovoltaica - Coprossel


Ampliação na capacidade de recebimento de grãos 
A Coprossel tem orgulho de ser Paranaense, da Cantuquiriguaçu e de Laranjeiras do Sul onde tem a sua sede administrativa. Possui Unidades nos municípios de Rio Bonito do Iguaçu, Porto Barreiro, Virmond e Nova Laranjeiras. São 10 Unidades que dão suporte aos cooperados e clientes , tendo atualmente uma capacidade instalada de armazenamento de grãos superior a 100 mil toneladas. Uma das premissas Coprossel é gerar riqueza na região de atuação e não somente isso, mas também realizar investimento nessa região, aquecendo a economia local e gerando empregos. Nos últimos 10 anos (2010 a 2020) a Coprossel aumentou em 251 % o recebimento de grãos e aumentou seu faturamento total em 798%. Nesse período estão sendo investidos mais de 200 milhões de reais em estruturas físicas novas e melhorias das já existentes.
Um exemplo de novos investimentos na região é a construção, já iniciada, de uma nova e moderna Unidade Coprossel no município de Virmond, essa visa valorizar o produtor do município e da região. A capacidade de armazenamento de grãos da nova unidade de Virmond será de 13.800 toneladas. 


Seguimos investindo 
Em breve a região também contará com a Fábrica de Rações Coprossel para bovinos de corte e leite. As obras já iniciaram em 2021, com planejamento de finalização e início de produção em 2022. A cooperativa vai agregar ainda mais valor ao produto regional, gerando mais lucratividade ao cooperado e atendendo àqueles cooperados e clientes que possuem pecuária, além da agricultura.
Na cadeia do leite também já está ocorrendo investimento da Coprossel. A intercooperação com a Colervi (Cooperativa dos Produtores de Leite de Virmond) está concretizada e, em breve, estaremos industrializando e agregando riqueza aos nossos cooperados produtores de leite. A Coprossel também está iniciando a construção de uma ampla e completa loja agropecuária que visará o atendimento a todos os pecuaristas da região.

Fábrica de ração Coprossel


Investimento também nas pessoas 
As pessoas estão no centro do planejamento estratégico da Coprossel. Capacitações com os cooperados e colaboradores são constantes e são base do sucesso da cooperativa. Com vistas na sucessão familiar, incentivo e valorização dos jovens, a Coprossel possui o Programa Potencializa Jovem Coprossel. O programa com os jovens se destaca a cada ano e tem dado ferramentas de gestão aos participantes para desenvolverem ainda melhor suas atividades do agro e na família. 
No sentido valorização e inclusão das mulheres do processo produtivo, administrativo da propriedade e como protagonistas na família e na cooperativa, a Coprossel desenvolve o Programa de Desenvolvimento de Lideranças Femininas, que cunhou na formação do Núcleo Feminino Coprossel que sem dúvida é referência da atuação feminina em toda a região.  
Esse ano, ainda devido com as condições de prevenção de saúde, a Coprossel fez o 6º Encontro de Lideranças Femininas, de modo virtual, disponibilizado pelos canais de Youtube e Facebok da Cooperativa. O encontro coroou as celebrações de 30 anos da Coprossel, e contou com a palestra com o professor doutor José Luiz Trejon, que é referência nacional.
Outra ação que enche a cooperativa de orgulho é o Encadeamento Produtivo, que em parceria com o SEBRAE, proporcionou a centenas de cooperados e empresas parceiras a oportunidade de adquirir conhecimento teórico e prático, em suas propriedades, conseguindo obter melhores desempenhos em seus processos, como gerenciamento de gastos, aumentando produtividade e consequentemente melhorando seu resultado anual.

A Cooperativa de Produtores de Sementes Coprossel, com três décadas de história no Agro,  possui raízes firmes nos princípios e valores do passado, valorizando cooperados (as) , colaboradores (as) e clientes que fazem parte dessa trajetória. A Coprossel vislumbra o futuro com visão clara, de ser reconhecida como a empresa líder na geração de riqueza em sua região de atuação.
Alinhado ao PRC-200 da OCEPAR, o planejamento estratégico da COPROSSEL visa alcançar o faturamento anual de 1 bilhão de reais nos próximos anos.
Parabéns Coprossel !!!

Clique aqui e veja a galeria de fotos desta notícia 

Confira o áudio desta notícia: