Esse site utiliza cookies para uma melhor navegação. Você permanecendo no site aceita os termos.

Dia do Colono e Motorista (25/07): Uma data para se lembrar e comemorar

24/07/2021 12:21
Justa homenagem da Coprossel, a quem produz e transporta o desenvolvimento da nação.

Comemora-se neste domingo, 25, em todo o Brasil, o Dia do Colono e dia do Motorista. Em muitos municípios no sul do país, o dia 25 de julho possui um significado ainda mais especial: é o Dia do Colono, dia dedicado a celebrar as origens da produção.
A definição do 25 de julho como Dia do Colono deu-se em 1924, em meio às comemorações do centenário de vinda dos primeiros imigrantes ao Rio Grande do Sul. A data simboliza a chegada da primeira leva de imigrantes à cidade de São Leopoldo. O Dia 25 de julho também é o Dia do Motorista em homenagem ao protetor dos motoristas e dos viajantes: São Cristóvão. Em sua história, ele viveu na Síria e seu martírio aconteceu no século III. “Cristóvão” significa “aquele que carrega Cristo” ou “porta-Cristo”. No dia 5 de setembro de 1968 foi sancionada, pelo então presidente Artur da Costa e Silva, a Lei nº 5.496, que instituiu oficialmente o “Dia do Colono”.
Embora não seja considerado um feriado Nacional, no Brasil muitas cidades tem a data como festiva. Apesar da realização ou não do feriado, a data é comemorada com eventos, festas, carreatas e, em 2020 e 2021, a pandemia provocada pelo coronavírus vai modificar as comemorações, sem deixar de homenagear aqueles que merecem um reconhecimento, por que, com suas mãos semeiam e transportam o futuro no País e no mundo. 

Motorista
A bordo de seus carros, caminhões, ônibus, carretas e motos, os motoristas carregam consigo uma grande responsabilidade social. São encarregados de transportar diversos tipos de mercadorias, famílias e até mesmo sonhos, para diversas cidades e regiões, e às vezes por caminhos sinuosos.
Especialmente nesta data, vale refletir sobre a importância dos quase 2 milhões de motoristas de caminhão, de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio - PNAD, espalhados pelo país inteiro.
Os desafios de quem trabalha nas estradas brasileiras são imensos, não bastasse o mais de 1,7 milhão de quilômetros de rodovias para percorrer, segundo o Departamento Nacional de Transportes Terrestres -DNIT, há também os dias longe de casa e da família, as difíceis condições do trânsito e de segurança, a necessidade de reduzir o consumo de combustível e a emissão de gás carbônico, além da missão de proteger as cargas que transportam Brasil afora.

Dia do Colono

Com o objetivo de atrair novos imigrantes, o governo brasileiro investiu em propagandas na época, principalmente nas regiões da Europa que ainda não estavam estabilizadas social e economicamente. Em países como Alemanha e Itália, que estavam sofrendo profundas transformações, a emigração parecia uma excelente alternativa para os que estavam enfrentando dificuldades para sobreviver em seu próprio país. O Brasil prometia pagar a viagem de vinda ao Brasil, além da cidadania e dar um pedaço de terra as famílias que aceitassem vir para se instalar no país. Assim, o Brasil conseguir atrair muitos estrangeiros, que ao chegar aqui, percebiam que a promessa não era bem como estava na propaganda, pois aqui enfrentariam problemas similares aos que na Europa passavam, como falta de infraestrutura e apoio para desenvolver seus negócios, principalmente de agricultura e pecuária. Ainda assim, muitos dos que aceitaram conseguiram se estabelecer e transformar a terra, que antes não era produtiva, tornando as regiões do Sul e Sudeste as mais desenvolvidas do país em termos de agricultura e também cultura, contribuição que é percebida até hoje na nossa economia, assim como na diversidade.

No dia que também é dedicado aos colonos, é preciso ressaltar a importância da mulher no cenário das pequenas propriedades rurais. No Brasil, milhões de agricultores e agricultoras familiares são responsáveis por sete de cada dez alimentos que abastecem a mesa do consumidor e esse setor conta com uma participação feminina indispensável para a produção e a manutenção da família na zona rural. Elas estão presentes desde as menores propriedades até nos maiores montantes de terras. No país, são mais de 14 milhões de mulheres nas zonas rurais, o que representa quase metade da população dessa área. Além disso, elas são responsáveis por mais de 16% dos estabelecimentos da agricultura familiar, mostrando a força e a importância da mulher na pequena propriedade rural e contribuindo para o crescimento de nossa sociedade.

Aos Colonos e Motoristas, justa homenagem da Coprossel, a quem produz e transporta o desenvolvimento da nação. 

Parabéns !!!

Fonte: Compilado de Tribuna da Produção / Jornal a Folha