Esse site utiliza cookies para uma melhor navegação. Você permanecendo no site aceita os termos.

Pensando e Planejando a sustentabilidade da propriedade, foi tema de encontro do Programa de Liderança Feminina da Coprossel

16/07/2021 12:00

O incentivo e capacitação das mulheres, tem sido uma das áreas de investimento da Cooperativa Coprossel. Um exemplo é o Programa de Desenvolvimento de Lideranças Femininas (PDLF) que está formando sua 2ª turma. O programa busca dar condições de envolvimento das mulheres, nos negócios da família/propriedade e também no cooperativismo. O programa tem se fortalecido a cada período e conta com a parceria do sistema Ocepar, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP). 
No atual senário de saúde pública os encontros estão sendo em formato virtual, e cada participante pode interagir e compartilhar suas dúvidas e experiências. Nos dias 14 e 15 de julho, ocorreu mais um módulo que tratou pontos importantes para o bom desenvolvimento da atividade rural, no escopo da Sustentabilidade.

Para o professor que tem ministrado esses últimos encontros, Elcio Chagas, que é especialista em liderança, empreendedorismo e gestão da propriedade rural, essa segunda turma está em pleno desenvolvimento. “Nesse último encontro estamos trabalhamos com a turma, um dos temas mais importantes dessa fase que é a Sustentabilidade ou seja, aspectos econômicos, sociais e ambientais”. O que chamou bastante atenção no debate foi as questões ambientais, que tem a haver com o dia a dia produtivo e se produzir com ganho e ao mesmo tempo pensar nas futuras gerações, diz Elcio. 

Para uma das integrantes da turma, Neiva Bigeier Canossa, que é moradora na comunidade linha Gaúcha em Rio Bonito do Iguaçu, os encontros tem proporcionado muito aprendizado. “O conceito de sustentabilidade busca equilibrar os três pilares (Social, ambiental e econômico). Nesse sentido vemos que, se faz necessário a diversificação da propriedade, manejo integrado na produção, rotação de cultura, adotar novas tecnologias, produção de alimentos, regeneração da vegetação verde, responsabilidade na coleta e reciclagem de lixo, cuidado com fontes e nascentes de água, aproveitar energia solar, entre outras”. Esse curso tem nos enriquecido em conhecimento para que cada vez mais sermos profissional da área da agricultura, finalizou Neiva. 

O curso tem a coordenação da Raquel Fedrecheski Palhano – Gerente de Desenvolvimento do Quadro Social da Coprossel. 

Relação de participantes na segunda turma do PDLF 2021

    Alba Agassi baroni
    Ana Carolina de Lima
    Avani Agassi Baroni
    Carmen Regina safraider bovino 
    Catiane maurer sumenssi
    Cleonice Roratto Gavlik
    Dirlene Bortoluzzi sgarbi
    Francieli Daghetti Joaquim
    Gabrieli Cassol
    Indianara Schimitt
    Josiane Brandielli
    Jucelene nascimento de Oliveira 
    Lucimara Lago Joaquim
    Matilde Palinski Wolff
    Neiva Bigeier Canossa 
    Rosangela Negrelli
    Simone Lago de Lima
    Sueli Salete Bellei Carraro
    Valeria Silvana Sarvacinski 

Confira o áudio desta notícia: