Esse site utiliza cookies para uma melhor navegação. Você permanecendo no site aceita os termos.

Reconhecimento da superação e sucesso da mulher Cooperativista

19/05/2021 14:33

Um dia especial para o cooperativismo paranaense. Assim pode ser definido o 16º Encontro de Lideranças Femininas Cooperativistas, o Cooper Líder Feminino, promovido pelo Sistema Ocepar, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Paraná (Sescoop/PR).  Mais de 500 pessoas acompanharam a transmissão ao vivo pelo canal do Sistema Ocepar no Youtube, a TV Paraná Cooperativo na sexta-feira (07/05). O evento teve como atrações palestra com a atriz Denise Fraga, apresentação da cooperativa anfitriã, histórias de superação de cooperadas da Coprossel, Unimed Curitiba, Cocari e Copacol, e show do grupo sertanejo Barra da Saia.

Coprossel alargando as fronteiras regionais
No mês que se comemora também Dia das Mães, o evento que é referência nacional, promovido desde 2004, contou com a representação da mulher Cooperativista da Cantu. A Coprossel tem desenvolvido um papel importante na inclusão e capacitação das mulheres Cooperativistas do Agro. Um dos programas com esse objetivo é o Programa de Desenvolvimento de Liderança Feminina  Coprossel, que visa o envolvimento e capacitação de  mulheres cooperadas e esposas de associados com perfil e vontade de assumirem o papel de apoiadoras, formadoras de opinião e influenciadoras do desenvolvimento do cooperativismo. Para representar a força e superação da Mulher cooperativista na região de atuação da Coprossel, a cooperada Jacira Kavaleki foi indicada para compartilhar a sua experiência e história. 

                             
Representação regional no Paraná
De acordo com a gerente de Desenvolvimento do Quadro Social da Coprossel Raquel Fedrecheski Palhano a cooperativa é sempre ativa nos eventos da Ocepar. “Esse ano o evento teve um sabor especial, já que fez parte da programação a história de superação e sucesso de uma de nossas cooperadas e integrante do Núcleo Feminino Coprossel. A história compartilhada da Jacira Kavaleki é surpreendente e inspiradora”. Esse é um dos exemplos que temos, que as mulheres podem fazer o trabalho desde suas operações no campo até a gestão de sua propriedade, destacou Raquel.
A cooperada Coprossel Jacira Kavaleki é moradora da comunidade Pinhal Preto, município de Porto Barreiro - PR. De acordo com Jacira a palavra que define esse reconhecimento é gratidão. “Foi uma honra participar do evento, e representar a cooperativa e as mulheres do Agro da região, mostrando um pouco da minha história”. Fico feliz em inspirar as mulheres na vida do Agro, pois somos mulheres que superam desafios, finalizou Jacira.

 

 “As mulheres direcionam o meio em que elas estão inseridas. Elas estão preparadas para assumir sua função na sociedade”. (Superintendente do Sescoop/PR, Leonardo Boesche).

“O tema do evento superação é oportuno para o momento que estamos vivendo. É um período de angústia e de incerteza e que temos que aprender a superar para nos tornar uma pessoa vencedora. O cooperativismo não teve a opção de parar, porque todas as atividades que realizamos são essenciais”. (Presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken)

“ As mulheres tem seu papel fundamental na sociedade, no cooperativismo e no Agro. Esse protagonismo é responsáveis pelo sucesso do Agro e do Cooperativismo brasileiro. Pra nós da Coprossel é uma alegria termos essa representação na 16ª edição do Encontro de Lideranças Femininas Cooperativistas”. (Presidente da Coprossel Paulo Pinto de Oliveira Filho).