Esse site utiliza cookies para uma melhor navegação. Você permanecendo no site aceita os termos.

Potencializa Jovem Coprossel abordou o tema finanças pessoais e da propriedade em novo módulo de capacitação

16/08/2019 08:50
Programa que visa integração da nova geração a administração da propriedade e da cooperativa, tem trabalho temas relevantes desde abril deste ano

Através do objetivo de capacitar jovens como liderança mobilizadora da comunidade e na cooperativa, capazes de identificar oportunidades de melhorias na propriedade e sociedade e de agirem como protagonistas destas melhorias, nesta quinta-feira (15) ocorreu novo encontro de capacitação do Programa Potencializa Jovem Coprossel.O tema deste dia foi  finanças pessoais e da propriedade.

Esse módulo iniciou com abordagem das prioridades pessoais e profissionais dos jovens participantes em uma perspectiva de quanto custa para alcançar tais objetivos. A partir disso os mesmos elaboram um orçamento simples,  em seguida escolheram os objetivos prioritários. Atrelado a essa abordagem foi feita uma revisão de juros simples e compostos para auxiliar no planejamento, sendo relevantes para a parte financeira. Nesse sentido foi enfatizada a necessidade da noção de custos e despesas para ajudar no planejamento de projetos pessoais e das propriedades. Neste plano de fundo de acordo com cada realidade foi proposta a elaboração de uma planilha para controle de fluxo financeiro. De acordo com o professor Elcio Chagas essas questões são importantes para que os jovens possam entender a importância do controle do orçamento, para se alcance os objetivos e sonhos. Dessa forma prevendo os gastos a serem realizados e criando um histórico de gastos realizados ao longo do tempo.  “A partir deste módulo os participantes do programa Potencializa Jovem Coprossel 2019, poderão trabalhar a administração e mediação de conflitos pessoais e interpessoais e ainda a sustentabilidade da propriedade rural.” Declarou Elcio. Os próximos módulos vão abordar a liderança cooperativista e por último o poder da participação e liderança cooperativista.