ANÁLISE DAS CONDIÇÕES DO TEMPO NO BRASIL NOS ÚLTIMOS 07 DIAS:
CHUVA: As chuvas ficaram concentradas nos extremos do Brasil.
* A última semana foi marcada por muita chuva em grande parte do Sul do Brasil. As frentes frias ficaram bloqueadas nesta Região e favoreceram a formação de muitas áreas de instabilidade. No período entre os dias 19 e 25 de junho, os maiores volumes de chuva foram observados sobre o norte do Rio Grande do Sul, o oeste de Santa Catarina e o sul do Paraná, como pode ser observado na Figura 1.
* De acordo com os dados do Instituto Nacional de Meteorologia, somente no período entre às 09 horas do dia 21 e às 09 horas do dia 22 de junho, foram acumulados 136 mm em Clevelândia (sul do Paraná), 131 mm em Xanxerê e 110 mm em São Miguel do Oeste (as duas cidades são localizadas no oeste de Santa Catarina).
* No período entre 19 e 25 de junho, as pancadas de chuva também foram frequentes entre Alagoas e o norte do Maranhão e sobre o Amapá, o norte do Pará, o Estado de Roraima e o norte do Amazonas (Figura 1).
* As áreas produtoras do Centro-Oeste, do Sudeste, do Oeste da Bahia, do Tocantins e do centro-sul do Maranhão e do Piauí tiveram uma semana marcada por tempo seco e temperaturas elevadas.
TEMPERATURA: Intensa massa de ar polar derrubou a temperatura no início desta semana.
* Entre o domingo e a segunda-feira (26 e 27 de junho), uma intensa massa de ar polar avançou sobre o país e derrubou a temperatura de forma acentuada. A friagem chegou ao sul da Região Norte. Em Vilhena (sul de Rondônia), a temperatura caiu para 9 graus na manhã de segunda-feira (27).
* Entre a tarde de domingo (26) e a manhã de segunda-feira (27), houve registro da primeira queda de neve de 2011 em áreas serranas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
* O frio intenso trazido pela massa de ar polar provocou a formação de geada na segunda-feira (27) em várias áreas do Sul do Brasil, até mesmo em áreas produtoras de milho safrinha no norte do Paraná.
PREVISÃO DO TEMPO PARA O BRASIL NOS PRÓXIMOS DIAS:
TEMPERATURA: Risco de geada ainda é alto para terça-feira (28) no centro-sul do Brasil.
* Na terça-feira (28 de junho), a forte massa de ar polar cobre o centro-sul do Brasil e ainda provoca frio intenso. Há condições para a formação de geada em praticamente toda a Região Sul (com exceção das áreas litorâneas) e também em localidades do sul e do oeste de São Paulo e do sul de Mato Grosso do Sul. Principalmente no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no sul do Paraná, a geada deve ter forte intensidade.
* O impacto da geada deve ser prejudicial, principalmente, nas hortaliças folhosas e nas pastagens.
* A partir de quarta-feira (29), as temperaturas sobem e até, o final da semana, a geada ocorre apenas em poucas áreas do Rio Grande do Sul.
CHUVA: Semana será marcada por chuva em áreas produtoras do Paraná, Mato Grosso do Sul e sul e oeste de São Paulo.
* Áreas de instabilidade se organizam como uma nova frente fria e, a partir de quarta-feira (29), provocam chuva sobre algumas áreas do Sul, do Sudeste e do Centro-Oeste do país.
* Até o dia 01 de julho, os maiores volumes devem se concentrar sobre o oeste do Paraná e o sul de Mato Grosso do Sul. Os acumulados nestas áreas podem passar de 100 mm, como mostra a Figura 3.
* Nas áreas produtoras de Mato Grosso, de Goiás, de Minas Gerais, do Tocantins e da maior parte do interior do Nordeste, não há previsão de chuva significativa até o início de julho.
Fonte: Climatempo