Mais de 70% do milho safrinha que está sendo colhido atualmente já foi comercializado. A informação é do presidente do Sindicato Rural de Sorriso, Elso Pozzobon. Segundo ele, a comercialização está 40% acima da registrada no mesmo período do ano passado.
"Em 2010, os produtores dependiam dos prêmios do governo, por isso a comercialização foi muito mais lenta. Os agricultores não conseguiam vender nem o que estava sendo colhido. Nesta mesma época, apenas 30% da safra havia sido vendida", ressaltou em entrevista ao Só Notícias.
Em contrapartida, a colheita do grão neste ano está cerca de 30% atrasada. Até agora foram colhidos aproximadamente 20% da área total do município, enquanto na safra passada este índice estava na casa dos 50%. Sorriso tem 220 mil hectares plantado de milho, segundo dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).
No entanto, para Pozzobon o atraso não é um fator negativo. "Como não é época de chuva e o plantio da soja ainda vai demoar, a colheita pode ser feita com calma, pois ainda terá um bom intervalo de tempo entre a próxima safra", frisou o presidente.
Só Notícias
Autor: Aline Dessbesell