Esse site utiliza cookies para uma melhor navegação. Você permanecendo no site aceita os termos.

Parceria entre cooperativa Coprossel e UFFS já estão dando bons frutos a região.

31/08/2019 11:04
O conhecimento prático e teórico das duas instituições ultrapassa as salas de aulas, passando pelos campos de produção de toda a região.

Acadêmicos do curso de agronomia da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus de Laranjeiras do Sul participaram de aula prática na sexta-feira (23/08) com os profissionais do departamento técnico da Coprossel. O dia de integração entre Coprossel e UFFS ocorreu no campo experimental de trigo da cooperativa em Porto Barreiro. De acordo com o professor pós-doutor da UFFS Rubens Fey, o objetivo desse dia foi conhecer o campo experimental da Coprossel, uma fez que os alunos têm disciplinas ligadas às culturas de inverno em especial a cultura do trigo e também doenças de cultura que ocorrem na região. Nesse sentido aquilo que eles vêem na teoria na sala de aula visualizaram com apoio da Coprossel, na prática. “Esse banco experimental de variedades trigo mantido aqui no município com mais de 20 variedades, muito bem conduzidas é um excelente ambiente aprendizado para os alunos”.  Essa parceria entre UFFS e Coprossel tem sido de grande proveito e importância regional finalizou  professor Rubens.

O engenheiro agrônomo da Coprossel Marcio Dulnik enfatizou a que muitas vezes o acadêmico quando está em período de aulas, surgem muitas dívidas do que realmente o espera no campo e até no mercado de trabalho, e esses ambientes promovem a fixação dos conhecimentos dentro de nossa realidade. “Nós do departamento técnico sempre procuramos passar de uma maneira clara como é nosso dia a dia, nossa assistência técnica e nossa preocupação com o meio ambiente”. Essas informações trocadas aqui, trazem grade ganho a todos e ampliam a visão para o futuro do setor que atuamos, declarou Marcio.

O presidente da Coprossel Paulo Pinto de Oliveira Filho relatou que a cooperativa tem um grande interesse em ampliar as parcerias com as universidades.  Dias de Campo e estágio por exemplo são fundamentais para somarmos força em função da comunidade regional. Em especial com a UFFS, cada vez mais estamos aprimorando nossa parceria visando transferir mais tecnologia, mais conhecimento e informações. “ Não tenho dúvida que nesta ocasião especial de dia de campo de trigo, foi  de extrema importância para os alunos e também para nós como cooperativa”. Estamos sempre à disposição da sociedade acadêmica para essa troca de conhecimentos finalizou Paulo.