Esse site utiliza cookies para uma melhor navegação. Você permanecendo no site aceita os termos.

Dia de Campo da Coprossel – Cultura do trigo reúne mais de cem produtores em Porto Barreiro

20/09/2019 20:37
A Coprossel mantém a tradição de promover excelentes dias de campo

Na tarde desta sexta-feira (20), mais de cem produtores transitaram pelas estações preparadas pelo departamento técnico da Coprossel e empresas parceiras. A cada estande distribuídos no campo experimental na unidade do Porto Barreiro, os produtores acompanharam as explicações dos profissionais, tiraram dúvidas, observaram os materiais comparativos e ainda receberam informações sobre qualidade do trigo produzido na região.

Trigosel – O moinho da Coprossel que industrializa a farinha Trigosel expôs em seu estante o processo de análise do trigo e da farinha. Produtores acompanharam os testes realizados pelos profissionais, considerando a importância da boa qualidade do trigo para o êxito da atividade, e que o processo de analise caminha junto com o melhoramento genético e de manejo. 

UFFS – Os Acadêmicos  do curso de agronomia da UFFS – Campus de Laranjeiras do Sul, também estiveram presentes, com instruções aos produtores na utilização de forma segura dos Equipamentos de Segurança Individual (EPI). Os acadêmicos ministraram a importância da utilização dos equipamentos para a saúde dos produtores, uma vez que o Paraná possui ainda altos índices de intoxicações, e que  de acordo com a palestra, essa utilização de forma correta pode baixar esses índices.

Um dos pilares da Cooperativa de Sementes Coprossel é investir nos associados, gerando desenvolvimento através da difusão do conhecimento. Uma das formas que tem se mostrado eficiente são os dias de campo, que dentro da realidade do microclima regional expressam as condições, desafios e oportunidades aos associados. Contudo as parcerias com as empresas e universidades, tem se fortalecido em prol do desenvolvimento regional.

Avaliação: O engenheiro agrônomo e gerente técnico  da Coprossel Marcionei Coelho, avaliou positivamente o evento, em participação e qualidade das informações tratadas no evento. “Todos os anos esse evento tem atraído cada vez mais produtores, em especial hoje aqui na cultura do trigo.” Essa cultura tem sua importância, e hoje conferimos isso, cerca de cem produtores participando e vendo as novidades do setor, destacou Marcionei.

Para o professor doutor da UFFS, Gilmar Franzener, esse momento é muito importante, para os acadêmicos, produtores e comunidade. Essa inteiração dos conhecimentos teóricos  com a realidade traz grandes ganhos para a região. “Essa interação dos estudantes trazendo informações também aqui no dia de campo é muito bem vinda, e desde já agradecemos a Coprossel pela parceria”. Nesse momento também é uma oportunidade dos agricultores e comunidade conhecerem a universidade, aqui em Laranjeiras do Sul, finalizou Gilmar.