Empresários e pilotos de 10 países terão três dias de debates, palestras e demonstrações de tecnologias no Congresso Sindag 2012
Tudo certo para o início do Congresso Nacional de Aviação Agrícola (Congresso Sindag 2012), que se inicia no dia 27, em Campo Grande/MS. A próxima semana já começa com a montagem dos estandes para o evento, que terá três dias de palestras e debates sobre o setor aeroagrícola brasileiro, além de mostra de equipamentos e tecnologias e demonstrações aéreas. O Congresso vai ocupar três hangares do Aeroporto Santa Maria, na parte leste da capital sul-matogrossense.Conforme o presidente do Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag, que organiza o evento), Nelson Antônio Paim, o congresso já tem inscrições de empresários e pilotos da aviação agrícola do Brasil, Estados Unidos e mais oito países da América Latina. Isso além das autoridades e pesquisadores, que vão participar das palestras e debates. Este ano, os temas principais vão girar em torno do meio ambiente e segurança operacional.
TOXICOLOGIA E SEGURANÇA
O encontro terá palestrantes como o médico Sérgio Graff (ex-presidente da Sociedade Brasileira e Toxicologia) e a mestre em biodiversidade e meio ambiente Valeska de Laquila. O seminário terá ainda uma mesa redonda com mediação do engenheiro agrônomo Wellington Pereira Alencar de Carvalho, professor da Universidade Federal de lavras/MG e doutor e tecnologias de aplicação de produtos na lavoura.
A parte de segurança das operações aéreas e do apoio em terra terá palestras desde a fisiologia do voo, com médica Aidee Romero (ex-Força Aerea Colombiana), até a elaboração dos manuais de segurança pelos operadores aeroagrícolas.
Outro tema abordado no Congresso Sindag será a avaliação de riscos e métodos para identificação de deriva nas aplicações de produtos químicos, com o engenheiro agrônomo Ulisses Rocha Antuniassi - especialista em aplicação de defensivos e aviação agrícola, com pós-doutorado pelo Silsoe Reserarch Institute, na Inglaterra.
MERCADO
Por trás dos debates, a expectativa é de que o evento seja também um termômetro do crescimento da aposta de gigantes da aviação no mercado brasileiro. Três indústrias de aviões - a brasileira Neiva/Embraer e as norte-americanas Air Tractor e Trush Aircraft - vão levar seus aparelhos para a feira e cada uma terá três janelas na programação para demonstrações aéreas.
A Embraer, que domina o mercado brasileiro com o modelo Ipanema (que tem versão movida a etanol), já era parceira de longa data do Congresso. Agora, a Air Tractor e a Trush também entraram no rol de patrocinadores do evento (antes apenar tinham estandes na mostra técnica). Na edição de 2011 do Congresso Sindag, presidente da Air Tractor Inc., Jim Hirsch, já havia vindo ao Brasil especialmente para o evento (e estará de volta este ano).
Na época, ele comentou que, das 123 aeronaves produzidas pela empresa nos Estados Unidos, 56% delas vieram para a América do Sul, especialmente para o Brasil. Enquanto isso, a Embraer comemorou no ano passado a venda de cerca de 60 aviões, com um faturamento em torno de R$ 700 milhões.
FROTA BRASILEIRA
Atualmente, o Brasil tem a segunda maior frota mundial de aviões agrícolas. São cerca de 1,6 mil aeronaves, segundo o Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). E em torno de 240 empresas de aviação agrícola (também segundo a ANAC) - cerca de metade delas filiada ao Sindag.A frota brasileira está atrás somente da dos Estados Unidos, que conta com cerca de 5 mil aparelhos. E a expectativa do Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag) é de que a frota cresça cerca de 8% este ano. E o avião carrega consigo trunfos importantes, como eliminação das perdas por amassamento (já que não roda na lavoura), maior precisão nas aplicações e redução em 90% do uso de água no preparo das caldas para aplicação. Sem falar na rapidez.
Outras informações sobre o evento podem ser conferidas no site www.congressosindag.com.br
Agrolink com informações de assessoria