Com formulação 100% brasileira, produto controla as principais doenças da soja
Mais de 200 participantes, entre produtores e revendas, acompanharam na última sexta-feira (06), no Hotel & Spa do Vinho Caudalie, em Bento Gonçalves, o lançamento no Rio Grande do Sul do mais novo fungicida da FMC Agricultural Products para a cultura de soja, o Locker.
Criado para atender às necessidades mais recentes dos produtores, ao agir no controle de doenças como a mancha alvo (Corynespora cassiicola), mancha olho de rã (Cercospora sojina), mancha parda (Septoria glycines), oídio (Mycrosphaera difusa), ferrugem asiática da soja (Phakopsora pachyrhizi) e antracnose (Colletotrichum truncatum), Locker é um fungicida sistêmico com fórmula exclusiva FMC e triplo modo de ação com um excelente equilíbrio entre seus ativos, que proporcionam importantes benefícios ao produtor, como: amplo espectro de controle de fungos e excelente efeito residual.
De acordo com o pesquisador da Universidade de Rio Verde – Fesurv, Hércules Diniz Campos, que apresentou uma pesquisa detalhada realizada nas lavouras do Rio Grande do Sul, o controle químico é uma estratégia extremamente importante dentro do sistema de manejo. Ele chama a atenção para a importância do produtor observar o momento adequado para fazer as aplicações de fungicidas, não retardando as mesmas e nem seus intervalos. "É importante que ele esteja atento ao monitoramento, ao que esteja acontecendo não só na área dele, mas na região e no país, para fazer o manejo adequado e consequentemente aplicação adequada dos produtos", frisa.
Considerando o controle químico da soja, que é um dos tripés do manejo integrado de doenças, o gerente de produtos fungicidas da FMC, Flávio Centola, destaca que o fungicida Locker vem ao encontro das necessidades e demandas dos produtores no controle de doenças. "Ao adquirir um produto com amplo espectro de controle, o produtor passa a ter um melhor manejo fitossanitário de sua lavoura", afirma.
Conforme Centola, a recomendação da FMC é iniciar o manejo antes do fechamento da cultura, sempre observando o clima, as condições ambientais e de infecções das doenças, seguido de uma segunda aplicação no intervalo de 14 a 21 dias após a primeira pulverização. "Essa variação vai estar sempre atrelada as questões ambientais e também ao potencial de inóculo das doenças", explica.
O produtor de Passo Fundo, Paulo Vagner Adamy, tem enfrentado em sua propriedade problemas de doenças de final de ciclo (DFC), ferrugem e em alguns anos específicos o oídio. Após monitoramento constante da lavoura, Adamy realiza pulverizações preventivas para combater determinadas doenças. Para ele, o fungicida da FMC tem muito a contribuir com o produtor. "Inspira tranquilidade, por conter uma mistura de três ingredientes ativos diferentes, o que facilita principalmente para o operador na hora da aplicação", diz.
Para o proprietário da revenda Agro Sonora, Leandro Zandonai, a expectativa para o produto é muito positiva. "A linha da FMC oferece bons produtos e passa bastante confiança para as revendas. Locker com certeza vai atender as necessidades de nossos clientes", diz. Zandonai também aprovou a aniciativa da FMC na realização do evento. "É um evento de grande porte para uma grande empresa. Isso foi um pedido das próprias revendas, eventos de marketing dessa natureza, até para que a FMC possa se postar mais no mercado de fungicidas, que até então não participava tanto", finaliza.
Segundo o gerente de produtos fungicidas, Flávio Centola, hoje a FMC tem uma base consistente de dados que mostram os benefícios do uso do fungicida na cultura da soja, com aumento da produtividade, com a defesa da planta. "Realmente uma recomendação concisa, segura e que a gente está trazendo ao mercado a partir de 2012" conclui.
Confira vídeo sobre o LOCKER, completa solução para controle das principais doenças da cultura.
Agrolink
Autor: Janice Gutjahr