É o que aponta circular técnica da Associação dos Produtores de Soja
Mato Grosso do Sul deve concluir somente na segunda quinzena de novembro o plantio de soja para a safra 2012/2013. É o que aponta a terceira circular técnica da Associação dos Produtores de Soja do Estado (Aprosoja/MS), que foi divulgada nesta terça-feira (6), pela instituição.
De acordo com levantamento feito por técnicos da entidade entre os dias 29 de outubro e 1º de novembro, em 18 municípios das principais regiões produtoras do Estado, o plantio no Cone-Sul está bastante adiantado, com mais de 84,8% da área semeada. Em contrapartida, no Centro-Norte, em razão da irregularidade das chuvas, apenas 55,4% da área total prevista já recebeu as sementes.
A Aprosoja/MS aponta que em 60% dos municípios do Cone-Sul o plantio deve ser concluído com as próximas chuvas enquanto que no Centro-Norte a semeadura das lavouras deve ser finalizaliza somente depois do dia 15 de novembro.
No Cone-Sul, já foram semeados, conforme a pesquisa, 1,026 milhão de hectares. Os municípios com maior percentual de área plantada, acima de 81%, são; Aral Moreira, Caarapó, Douradina, Laguna Carapã, Maracaju, Naviraí e Ponta Porã.
As variedades mais plantadas na região são a Potência, com 47,9%; Turbo, com 21,3% e Codetec, com 9,6% das áreas plantadas. Nos outros 34,1% restantes foram identificadas as variedades BMX, BRS, TMG, Nideira e Syngenta.
Já o Centro-Norte tem alguns municípios em que o percentual de área plantada é menor do que 50%. Esse é o caso, por exemplo, de Coxim, Nova Alvorada do Sul e Sonora, em que a área semeada varia de 21% a 40%.
Nesta região, as variedades mais utilizadas pelos produtores nesta safra nas áreas já cultivadas foram: Anta 82, com 22%, Nideira, com 20%; Pionner, com 12,1% e Potência, com 11%. Os outros 21,3% foram cultivadas com as variedades Turbo, Codetec, TMG, V-Max, Syngenta e Monsoy.
Agrodebate..
Autor: Anderson Viegas