por Leonardo Gottems
A província de Buenos Aires pode proibir a pulverização aérea de defensivos, além de limitar a aplicação terrestre a campos distantes, no mínimo, mais de 2 quilômetros de zonas urbanas. A iniciativa é do ministro de Assuntos Agrários, Gustavo Arrieta, que está cedendo a grupos ativistas e trata de convencer ao governador Daniel Scioli.
Arrieta, que é candidato a deputado, revelou que será implantado um drástico decreto para "regular o uso de agroquímicos". "Há uma decisão muito importante do governador" nesse sentido "que está em etapa final de redação", declarou o ministro.
Ministro Gustavo Arrieta"O decreto contempla muito o cuidado ambiental e os interesses da produção agroecológica", justificou ele. As declarações foram dadas em evento organizado pela "Facultad de Agronomía" da UBA (Universidade de Buenos Aires) transmitido pela Rádio da instituição.
"Isso vai representar, sem dúvida, uma mudança de alguns paradigmas produtivos", prevê Arrieta. Para ele, o decreto "faz uma forte defesa da vida, da população e do cuidado com o meio ambiente". A decisão provoca reações da classe produtora, que já atravessa diversos atritos com o governo federal de Cristina Kirchner.
Agrolink
Autor: Leonardo Gottems