Agrodebate com Tempo Agora - A semana terminou marcada pelo tempo seco e com as temperaturas ganhando elevação, porém o que se viu essa semana foram chuvas torrenciais no inicio no Rio Grande do Sul, deixando pessoas desabrigadas e até mesmo ocorrência de mortes. Além disso, a semana foi extremamente gelada em todo o Centro-Sul do Brasil, com formação de geadas no Sul e perdas significativas em lavouras de trigo, hortaliças e pastagens. A indicação é do informe Agroclimático, divulgado na sexta-feira (30-08).
E esse tempo seco deverá persistir ao longo dos próximos dias em toda a região Central, não havendo, portanto, previsão para chuvas no Sudeste e nem tão pouco no Centro-oeste, apenas em meados de setembro é que esse padrão da atmosfera começa a mudar e com isso, começam a aparecer as primeiras pancadas de chuvas em São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso.
Entretanto, nesse domingo, primeiro dia de setembro, uma nova frente fria avançou sobre o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul, além do Paraguai, provocando chuvas. Não foram grandes volumes, mas volumes suficientes para impossibilitar os trabalhos de colheita do trigo no Paraná e da cana de açúcar no Mato Grosso do Sul.
Agrodebate..