Esse site utiliza cookies para uma melhor navegação. Você permanecendo no site aceita os termos.

Sítio Santa Tereza da família Grade uma história dedicada na produção de alimentos

22/01/2020 19:37

Na quarta-feira (21/01) e equipe do Programa Giro Rural da rádio Campo Aberto FM, que vai ao ar de segunda sexta-feira às 6h30min, esteve na propriedade da família Grade no Sítio Santa Tereza, no município do Virmond. O técnico da Coprossel Unidade do Virmond Leandro Kominec e o Diretor Administrativo Pedro Stunder, que conhecem muito bem a região e a propriedade do Sr Irineu Grade acompanharam a visita.   Cada detalhe da propriedade como, as rosas com produção própria de mudas, a plantação de melancia, plantação de tomate, milho, pomar de frutas com o galinheiro onde as galinhas percorrem o pomar para se alimentar, tudo cercadinho com tela. Os porcos criados soltos no potreiro com bezerros de engorda, o galpão muito bem organizado e etiquetado com o programa de qualidade 5 S, proteção de nascentes e fontes de água, sua casa, cozinha onde usa para carnear os animais produzidos propriedade.

Sr Irineu contou um pouco de sua história a nossa reportagem:
“Faz 24 pra 25 anos que planto melancia, onde foi um jeito de ter uma maior renda na propriedade, e tem dado resultado. Sempre cultivei outros produtos também, nós com pequena propriedade temos que diversificar a produção para se manter e achei que a melancia era uma opção. Eu sempre cultivei desde os anos 1970, e gosto muito do que faço. Hoje minha propriedade é de 16 hectares, com produção também  de milho, soja, feijão, pomar e muitos outros produtos. Eu com 11 anos perdi meu pai, e fiquei o homem da casa. O primeiro pedaço de terra que fui lavrar com os cavalos foi para plantar melancia, e isso me marcou tanto que estou até hoje cultivando melancia e vendendo a 25 anos. De lá pra cá muita coisa mudou, quando começamos era tudo no braço e hoje temos muito conforto e podemos dizer que produzimos com mais tranquilidade. Graças a Deus tenho uma banca de vendas aqui em minha propriedade, com conhecimento a muitos anos, vendo também para o Marquinho, Saudade do Iguaçu, Laranjeiras, Virmond, Cantagalo meu produto é bem aceito em todo lugar. Atendemos aqui o dia todo, final de semana, a hora que chegar aqui são bem vindos, tomar um chimarrão e contar um “causos”, atendemos a todos com prazer. Agradeço a Campo Aberto pela visita, também a Coprossel que sempre tem nos dado uma mão com os técnicos”. (Irineu Grade – Sítio Santa Tereza).

O técnico em Agropecuária da Coprossel unidade do Virmond, Leandro Kominec, que é morador no município e atende ao Sr Irineu,  relatou que o produtor sempre está investindo na propriedade, buscando novas tecnologias, participando de dias de campo, inclusive em sua propriedade e sempre envolvido com a cooperativa. “Aqui o produtor já colheu mais 200 sacas de soja por alqueire no Programa Desafio Soja 200 +, propriedade muita bem organizada, servindo até de referência pra nós”. Ressalto o diferencial aqui é busca de novas tecnologias e a dedicação do Sr Irineu declarou Leandro.

Parabéns a família Grade pela história, dedicação e superação para manter viva a tradição da pequena propriedade rural, fixada nas raízes do conhecimento prático, diversificação, relacionamento com a cooperativa e muito trabalho.



Fotos: Josiel Araujo