No campo agora, toda energia está concentrada no plantio da próxima safra, a de soja, que já começa a ser semeada nas lavouras da região, sob o acompanhamento dos técnicos da Cooperativa Coprossel.
Tem tudo para ser uma grande safra. As áreas que serão cultivadas estão cobertas com a palha da última cultura (trigo), mas a paisagem vai se transformar em breve e para que isso aconteça, o agricultor torce para que venha a ajuda do céu.
A família Palaoro, que tem sua propriedade no Guarani do Cristo Rei, interior de Porto Barreiro, pretende plantar próximo de 300 hectares de soja, a mesma quantia plantada de trigo. Na avaliação de Laudir Carlos Palaoro a cultura de inverno teve danos causados pela geada e apresentou quebra, porém, ele está otimista com a safra de soja, que começa a ser plantada na propriedade.
Moreno Wolff Antunes, morador na mesma comunidade está animado com o resultado da colheita do trigo, eles contou que produziu quase 3 mil e 300 sacas do grão e que espera ter também um bom resultado na soja.
O gerente da Unidade 8 da Coprossel em Porto Barreiro, Vanderlei Koroleski elogiou o sucesso das colheitas no município.
Carlos Alberto Machado, o Magrão, técnico da Coprossel fez um balanço positivo da colheita de trigo nas lavouras visitadas pelos técnicos da cooperativa em Porto Barreiro. Segundo ele, o que o produtor deve se conscientizar é que mesmo com quebras é importante insistir na cultura de inverno.
Quanto a próxima safra, Margão aposta na boa produtividade devido as novas tecnologias que estão no mercado.
O técnico Elderjan Pagliari que acompanha as lavouras das famílias Palaoro e Antunes recebeu muitos elogios dos produtores devido sua agilidade e dedicação as associados.