No Sudoeste de Goiás, plantações de soja entram na fase de florescimento e esbanjam alto potencial produtivo, conferiu a Expedição Safra
AgroGP.com.br, com informações de agências
O clima favorável ao desenvolvimento da safra de verão nos últimos meses fez órgãos e consultorias especializadas elevar suas projeções para a produção de soja no Brasil no ciclo 2013/14, que está na reta final de plantio. Nesta quarta-feira (4), a FC Stone aumentou em quase 1 milhão de toneladas a sua previsão de colheita do produto, para 89,3 milhões de toneladas, contra 88,5 milhões de toneladas projetadas em novembro.
O número da consultoria veio em linha com o potencial máximo estimado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em seu segundo levantamento de safra, divulgado no início do mês passado. A estatal projetou a colheita de soja do Brasil entre 87,8 milhões de toneladas e 90,2 milhões de toneladas.
Já a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) elevou em 600 mil toneladas a estimativa para a colheita da oleaginosa no país, que agora é calculada em 86,6 milhões de toneladas. O número está entre os mais conservadores que circulam no mercado. A entidade também revisou para cima a previsão de processamento de soja, para 36,8 milhões de toneladas, ante 36,5 milhões de toneladas estimadas em outubro.
A revisão das estimativas ocorre em função da umidade e calor registrados em boa parte das regiões produtoras do Brasil. Apesar do ano de neutralidade climática, cuja característica principal é a de irregularidade das chuvas, as lavouras estão contando com água suficiente para seu desenvolvimento e com dias intercalados de sol e calor, constatou a Expedição Safra Gazeta do Povo. Técnicos e jornalistas do projeto percorreram os 12 estados que mais colhem soja e milho de verão no país nos últimos meses. No início de janeiro, as equipes voltam a campo para conferir se as expectativas aferidas no plantio foram confirmadas.
Indicador Expedição Safra
O indicador da Expedição Safra Gazeta do Povo deve ser divulgado nas próximas semanas. Levantamento preliminar do projeto aponta que o país tem potencial para retirar dos campos 90 milhões de toneladas. Considerando todos os grãos, o Brasil tende a colher 200 milhões de toneladas, se o clima continuar favorável às lavouras.
E no próximo dia 10, a Conab divulga o terceiro levantamento mensal da produção de grãos para o ciclo 2013/14. No mesmo dia, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (Usda) também lança novos números de oferta e demanda ao mercado, para o Brasil e o mundo.
Gazeta do Povo