O coordenador da Comissão de Defesa Sanitária Vegetal do Ministério da Agricultura (CDSV/Mapa), em Mato Grosso, Wanderlei Dias Guerra, anunciou na tarde desta quinta-feira (12) a confirmação de mais um foco de ferrugem asiática em lavouras comercial, no Estado. Este é o quinto registrado desde o início do mês. A doença foi detectada em plantas em estádio R5, com vagens em granação, ou seja, o risco de comprometer a produtividade é muito grande em lavouras neste período do desenvolvimento.
Outra coincidência é que desses cinco focos, quatro foram detectados em lavouras comerciais, e até o momento, eles estão se concentrando na região noroeste do Estado. O registro de ontem foi em Campo Novo do Parecis e os outros em Campos de Júlio (dois), Alto Graças e Alto Araguaia, sendo este em soja guaxa. O registro da doença está publicado no Mapa de Dispersão da doença, do Consórcio Antiferrugem, que pode ser acessado a partir do site da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado (Aprosoja/MT), pelo: www.aprosoja.com.br.
Como relata Dias Guerra, a lavoura semeada com a cultivar transgênica Syn9074RR, está com 80 dias. "O interessante deste foco é que as lavouras estavam com aplicação de Trifloxistrobina+protioconazole há 20 dias, mas além de apresentar a doença segue com fungo esporulando, ou seja, disseminando".
Diário de Cuiabá
Autor: Marianna Peres