Em evento realizado nesta quarta-feira(18) no Centro de Eventos de Laranjeiras do Sul, a diretoria da Cooperativa Coprossel apresentou aos associados, imprensa e convidados, a parceria firmada com a Viasoft, de Pato Branco. Ela é especializada em desenvolvimento de softwares para empresas e cooperativas que garantem um rigoroso controle financeiro, fiscal e contábil de todas as operações realizadas, através da integração de módulos, permitindo a extinção do retrabalho e assegurando conformidade das exigências fiscais, trabalhos esses, que serão incluídos na rotina da empresa laranjeirense.
Na reunião, o representante comercial da empresa Trevisan, apresentou o sistema online que fará parte do cotidiano de técnicos e produtores da cooperativa e a praticidade que cada ferramenta trará aos usuários com o Portal do Agricultor. O presidente da Coprossel, Paulo Pinto de Oliveira Filho, destacou que essa parceria com a Viasoft vai simplificar de forma eficiente o planejamento de safras e o acompanhamento técnico da cooperativa a seus cooperados. “Estamos fazendo o lançamento desse produto aos nossos associados, para que eles conheçam de perto a evolução tecnológica que será oferecida pela Coprossel em parceira com a Viasoft”, completou Paulo Pinto.
No mesmo encontro a diretoria da Coprossel iniciou o pagamento do Bônus do Biodiesel. No inicio de 2013, a Cooperativa Coprossel assinou um convênio com o Ministério do Desenvolvimento Agrário(MDA) que tende melhorar a produção de soja na região. O PNPB, Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel, tem como objetivo produzir o biodiesel a partir de diferentes fontes oleaginosas fortalecendo as potencialidades regionais para a produção de matéria prima. Entre estas fontes estão a mamona, pinhão manso, canola e cebo extraído de animais. Estes tiveram muito incentivo, mas não deu muito certo, por isso o biodiesel vem sendo sustentado na sua maioria pelo soja. A Coprossel se habilitou nesse programa e incentivou o produtor da agricultura familiar da região a produzir o vegetal.
Segundo o presidente da Coprossel, Paulo Pinto, esse incentivo foi dado aos agricultores que tenham a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) ativa. Ele conta que a cooperativa entrou no programa com objetivo de pagar um diferencial de preço ao produtor que fornece o soja. “Assim nós teremos a possibilidade de pagar um prêmio de R$ 1,30 por saca a todos nossos produtores que têm a DAP, então toda a soja que eles comercializarem para a Coprossel receberão o valor a mais”, declarou Paulo. Neste primeiro ano 240 produtores vão receber o bônus totalizando R$ 256.000.00(duzentos e cinquenta e seis mil reais).
Informações e fotos: Placido Damiani/Rádio Campo Aberto