Esse site utiliza cookies para uma melhor navegação. Você permanecendo no site aceita os termos.

Venda antecipada de soja ultrapassa 30%, mas ainda segue atrás de 2012/13

27/12/2013 08:59

Chuvas bem distribuídas serão decisivas para garantir boa produtividade na safra de verão


Apesar de os preços atuais da soja prometerem bons lucros aos produtores rurais brasileiros, as vendas da temporada 2013/14 seguem travadas nas principais praças do país. Levantamento realizado pela consultoria gaúcha Safras & Mercado aponta que 33% da colheita esperada foi vendida antecipadamente até o momento. No ano passado, 48% da produção estava comercializada. Além do tradicional resfriamento do mercado no final de ano, o setor produtivo aposta em novas valorizações da oleaginosa. A demanda internacional, principalmente a chinesa, deve continuar dando sustentação às altas no curto prazo.

A confirmação da mais uma colheita farta na América do Sul, por outro lado, tende a pressionar para baixo os preços dos grãos. Atualmente, a saca de 60 quilos de soja vale mais de R$ 70 no Paraná, o suficiente para garantir um lucro de mais de R$ 1,5 mil por hectare. Líder nacional em produção da oleaginosa, Mato Grosso já comprometeu 42% da safra local, contra 66% no ano passado. O Paraná tem um dos índices mais conservadores: negociou 19% da colheita do produto. No ciclo anterior, tinha travado 32% do volume total retirado do campo.

Sem dono

4,3 milhões de toneladas é o volume de soja que o Brasil ainda tem pra negociar da safra passada, colhida no primeiro trimestre deste ano, conforme levantamento da consultoria Safras & Mercado. Nesta época do ano passado, os produtores já haviam comprometido 98% da colheita do ciclo anterior.