Esse site utiliza cookies para uma melhor navegação. Você permanecendo no site aceita os termos.

Campeão do "Desafio Soja 200+" da Coprossel produziu quase 220 sacas da oleaginosa por alqueire

30/04/2014 09:27
A diferença do segundo colocado foi de pouco mais de uma saca

Foi acirrada a disputa do primeiro lugar no “Desafio Soja 200+” promovido pela Cooperativa Coprossel durante a safra 2013/2014. Do primeiro para o segundo colocado a diferença foi de pouco mais de uma saca.

O resultado final ficou assim: 3º lugar Inacio Palaoro de Porto Barreiro, com 212,39 sacas por alqueire, 2º Harnoldo Babinski de Laranjeiras do Sul, com 218,51 e o campeão foi Leomar Monareto, agricultor de Porto Barreiro atingiu a casa de 219,67 sacas por alqueire.

O agricultor Babinski contou que a correção de solo em sua propriedade foi fundamental para chegar ao resultado que lhe colou em entre os mais produtivos. “Há vários anos, trabalhamos nessa área realizando perfil de solo, descompactando e inserindo calcário, calagem e fósforo, então é esse o resulto” observou Babinski

Contente com o resultado, o agricultor campeão, Leomar Monareto disse não acreditar que pudesse alcançar o primeiro lugar no desafio. “O agricultor não mede a lavoura para saber quanto produziu e eu sou assim, agora, com esse incentivo da Coprossel aprendi que devo observar meu rendimento e que sou capaz de alcançar 200 sacas por alqueire” concluir Monareto.

O coordenador do Departamento Técnico da Coprossel e do Programa “Desafio Soja 200 + ”, agrônomo Marcio Dulnik, disse que os resultados obtidos nos talhões do desafio foi superior à meta prevista na projeto. “Para o departamento, cooperativa e agricultura é fantástico, sinal de que valeu o empenho de todos” acrescentou Dulnik.

Idealizador do Desafio Soja 200+ da COPROSSEL, agrônomo Marcionei Coelho destacou que o principal objetivo do projeto foi alcançado. De acordo com ele, na próxima edição serão feitos alguns ajustes e aberto a oportunidade para participação de mais produtores.

O Desafio Soja 200+ vai muito além de aumentar a produtividade nas lavouras dos associados da cooperativa, ele tem um reflexo importantíssimo no aspecto econômico da nossa região observou  o economista do DERAL/Departamento de Economia Rural núcleo de Laranjeiras do Sul, Edson Gonsalves de Oliveira.

Paulo Pinto de Oliveira Filho, presidente da Coprossel, enalteceu o trabalho realizado pelo Departamento técnico da cooperativa destacando os bons resultados apresentados no fechamento do Desafio Soja 200+. “Ficou comprovado que é possível aumentar a produtividade sem gastar mais, adotando as tecnologias recomendada pelo departamento técnico” concluiu o presidente.

Participaram do projeto “Desafio Soja 200+ ”, trinta e quatro produtores dos municípios de Laranjeiras do Sul, Nova Laranjeiras, Porto Barreiro, Rio Bonito do Iguaçu e Virmond. Os dois primeiros colocados receberam prêmio em dinheiro mais troféus.  Os técnicos que fizeram o acompanhamento dos vencedores também foram premiados com dinheiro. A Secretaria de Agricultura de Laranjeiras do Sul presenteou o campeão do “Desafio Soja 200+” com notbook.

 

VEJA MAIS FOTOS...