Uma pequena revolução foi constatada na 6ª Edição da “Pesquisa Comportamental e Hábitos de Mídia do Produtor Rural Brasileiro 2013/2014”. Vem crescendo exponencialmente o número de agricultores que usam o computador e a internet: nada menos que 39% dos entrevistados estão conectados – mais do que os que leem jornais e revistas tradicionais.
O resultado representa um aumento de dez pontos percentuais em relação a 2003/2004, quando eram 29%. Sobre a pesquisa dos anos 1988/1999, a expansão é gigantesca: naquela época, somente 3% utilizavam a tecnologia, aponta o estudo realizado pela Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMR&A).
O número é ainda mais impressionante quando comparado aos meios tradicionais de comunicação. O levantamento aponta que 34% leem jornal impresso (praticamente estável em relação a 2009/2010 (32%). Houve queda de um ponto percentual na quantidade de produtores rurais que consomem revistas dirigidas ao setor agropecuário: agora são 23%.
A televisão segue tendo o maior público: 95% dos entrevistados. No entanto, o número caiu três pontos percentuais ante os 98% registrados 2009/2010. Também no rádio (tradicional meio de comunicação do campo) houve queda – dez pontos percentuais – de 80% em 2009/2010 para 70% atualmente.
“Vemos a mudança da relação do produtor rural com os meios da comunicação. As principais finalidades das redes sociais para ele é o uso técnico, para busca e disseminação de suas informações”, analisa o diretor da IPSOS Media CT, Diogo Oliveira, responsável pelo levantamento de dados para a pesquisa da ABMR&A.
Agrolink
Autor: Leonardo Gottems